A “Inconsistência” do Pensamento da Extrema Direita

A inconsistência, hipocrisia e falta de caráter dos defensores da extrema direita bolsonarista, tanto no mundo real quanto aqui no Recanto das Letras, são hediondas. Eles criticam governos autoritários comunistas, socialistas e da Revolução Francesa, assim como ditadores na América Latina. No entanto, quando se trata de Bolsonaro, eles o defendem, desconsiderando seu ataque à nossa democracia. Revoltante também é a narrativa que tentam impor, afirmando que o nosso Supremo, nossa instância máxima judiciária, representa uma ameaça à democracia, enquanto os eventos recentes mostram que nossas instituições democráticas nunca estiveram mais fortes. Sem essas instituições, poderíamos estar vivendo uma ditadura em pleno século 21.

 

É importante destacar que a maioria dos líderes de extrema direita tem tendências autoritárias, como Erdogan na Turquia, Viktor Orbán na Hungria, Marine Le Pen na França, Trump nos EUA, o Movimento 5 Estrelas na Itália e agora, na América Latina, o escalofobético e excentrico Milei. Não há dúvida de que, se tivessem a oportunidade, esses líderes comprometeriam a democracia em seus respectivos países, atentando contra ela corriqueiramente.

 

É crucial diferenciar o pensamento da extrema direita dos conservadores liberais da direita democrática, que têm interesses legítimos em preservar as instituições e valorizar as tradições. No entanto, o pensamento dos intolerantes não deve ser tolerado para mantermos uma sociedade tolerante, conforme argumenta Karl Popper no Paradoxo da Tolerância.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 11/02/2024
Código do texto: T7996840
Classificação de conteúdo: seguro