Tempos depois...

Somos um tanto imediatistas e impacientes. Queremos logo os resultados. Iniciamos um curso e, se ele for à distância, daqueles que podemos montar o nosso próprio horário para estudarmos quando pudermos e quisermos, fazemos as lições apressadamente porque queremos finalizar logo, queremos o certificado, temos pressa e nos irritamos quando, ao encerrarmos um módulo, clicamos para iniciar o próximo e recebemos a mensagem de que ele só será liberado dentro de dez dias. Bufamos e resmungamos. Cogitamos que o mundo seria um lugar melhor se agisse exatamente de acordo a nossa vontade e respeitando os nossos planos. Ignorando que o tempo de abertura de um módulo para o outro pode significar um necessário espaço para que possamos absorver o conteúdo aprendido, para que aquilo germine dentro de nós, crie raízes e floresça nos enriquecendo.

Mas é claro que não agimos assim apenas com cursos. Claro que não. Essa impaciência e esse imediatismo, tão característicos dos tempos atuais nos quais estamos submersos, acabou sendo pulverizado a tantas outras esferas de nossas vidas. Seja no trabalho, seja na fila de um banco ou mesmo na criação de nossos filhos. Queremos resultados. Queremos soluções. Queremos para ontem! E ignoramos o fato de que a vida não obedece ao nosso ritmo porque ela tem o seu próprio ritmo de acontecer. Não adianta plantar uma semente hoje acreditando que amanhã você terá uma linda árvore de Ipê na porta de sua casa. Não é assim que funciona. Há um tempo para que a semente brote, há um tempo para que a árvore cresça, há um tempo para que as flores surjam, há um tempo para que a vida aconteça. Mas ela acontece. Sempre acontece. Nosso erro está em desejar impacientemente para que tudo ocorra de acordo a nossa vontade e o nosso script, enquanto que seria muito vantajoso se nos conectássemos ao processo e evoluíssemos ao mesmo tempo em que ele evolui.

Há coisas na vida que você iniciará agora, mas só receberá os frutos daqui há muitos anos. Porém esses frutos só serão saborosos e irresistíveis se você souber aguardar o momento necessário para que eles amadureçam. Caso contrário, poderão ser amargos e intragáveis. Apressar as coisas da vida é um grave erro. Ainda que tenhamos a sensação de que estamos conseguindo, de que estamos no controle, mais cedo ou mais tarde descobriremos que estávamos apenas nos enganando e que tudo o que construímos na pressa e na impaciência era frágil demais para as inevitáveis tempestades da vida. É por isso que tudo tem um tempo: para que se fortaleça, para que amadureça, para que se desenvolva e crie resistência. Porque em algum momento a vida aplicará provas. E apenas a construção bem fortificada resistirá aos ventos uivantes.

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore um tempão atrás” (Warren Buffet)

(Texto de @Amilton.Jnior)