Série Efeito Borboleta: A PRÁTICA DO AMOR EM MEIO A CULTURA DO ÓDIO

SÉRIE: EFEITO BORBOLETA

A PRÁTICA DO AMOR EM MEIO A CULTURA DO ÓDIO

1 João 3 e 4

Introdução: A expressão efeito borboleta foi utilizada pela primeira vez pelo meteorologista Edward Lorenz para explicar a impossibilidade da previsão de fenômenos atmosféricos por mais que alguns dias, devido ao fato de que o simples bater de asas de uma borboleta pode gerar uma onda capaz de iniciar um tufão do outro lado do mundo. Essa teoria nos ajuda a perceber que por trás de todas as nossas decisões existem consequências que reverberam em cadeia gerando implicações tanto sobre a nossa vida quanto sobre a vida de outros, aqui e no mundo inteiro.

Hoje, em especial, conversaremos sobre a importância da prática do amor em meio a cultura do ódio, gerando um paradigma novo, altamente transformador, capaz de influenciar pessoas em suas posturas e decisões, afim de levar o mundo a se tornar aquilo que foi idealizado pelo próprio Deus.

POR QUE O ÓDIO TEM PREVALECIDO NA VIDA DE ALGUNS?

1. POR CAUSA DO PECADO.

“Filhinhos, não deixem que ninguém os engane a este respeito: quando uma pessoa faz o que é justo, mostra que é justa, como ele é justo. Mas, quando continua a pecar, mostra que pertence ao diabo, pois o diabo peca desde o início. Por isso o Filho de Deus veio, para destruir as obras do diabo.”

(1 João 3:7-8)

2. POR CAUSA DA INVEJA.

“Não sejamos como Caim, que pertencia ao maligno e assassinou seu irmão. E por que o assassinou? Porque Caim praticava o mal, e seu irmão praticava a justiça. Portanto, meus irmãos, não se surpreendam se o mundo os odiar.”

(1 Jo.3:12-13)

3. POR CAUSA DO MEDO.

“Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor.”

(1 João 4:18)

COMO VENCEMOS O ÓDIO E CONSOLIDAMOS O AMOR?

1. EXPERIMENTANDO O NOVO NASCIMENTO

“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão”.

(1 João 3:9,10)

2. SEGUINDO O EXEMPLO DE JESUS

“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros”.

(1 João 4:10,11)

3. VIVENDO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO

“Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque Ele nos deu do seu Espírito. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo”.

(1 João 4:13,14)

COMO VIVER O AMOR DE DEUS DE FORMA TRANSFORMADORA E CONTAGIANTE?

1. SERVINDO AOS OUTROS DE MANEIRA DESINTERESSADA

“Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

(1 João 3:14-16)

2. COMPARTILHANDO NOSSOS RECURSOS DE MANEIRA GENEROSA

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”.

(1 João 3:17,18)

3. EDIFICANDO UMA IGREJA ACOLHEDORA

“Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão”.

(1 João 4:20,21)

PARA REFLETIR E PRATICAR

1. TENHO MERGULHADO CONSTANTEMENTE NO AMOR DE DEUS?

“Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”.

(1 João 4:15,16)

2. TENHO RESISTIDO A CULTURA DO ÓDIO NO MEU COTIDIANO?

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.

(1 João 4:7)

3. TENHO ANUNCIADO O AMOR DE DEUS AO MUNDO?

“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo”.

(1 João 4:10-11, 14)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 09/11/2023
Código do texto: T7928474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.