A vida como ela é

Observando o contexto do meu dia a dia profissional e pessoal, percebo que nossa humanidade está caminhando a passos largos para seu fim. As pessoas perderam o respeito uns pelos outros, não existe empatia, não existe compaixão, não existe amor verdadeiro. Vivemos em um amontoado de gente, mas nos sentimos solitários, porque a opção pelo egocentrismo se tornou geral. As pessoas só olham para si mesmas e seus interesses. As relações humanas, de hoje em dia, se limitam a troca de mensagens em aplicativos de celulares, não existe mais a emoção e o brilho nos olhos de um abraço amoroso, depois de dias de ausência.

A tecnologia fez quebrar os limites e as distâncias geográficas, proporcionou melhor comunicação entre as pessoas, mas as ceifaram de toda emoção humana. O ser humano, passou se contentar com a companhia de seus aparelhos celulares, ignorando a presença física de outros seres humanos. Não existem mais as visitas, nas casas de amigos e familiares. O diálogo em casa, deu lugar a um silencio sepulcral, onde cada membro da família está no seu canto, “rolando telas”, em busca de algo, que ninguém sabe, de fato, o que é! Tudo passou a não ter sentido, porque se não for imediato, não serve. Envia-se uma mensagem agora e espera-se uma resposta imediata, se ela não vier, a ansiedade toma conta. Existem casos em que as pessoas quando perdem o interesse, umas pelas outras, simplesmente as bloqueiam, como se relações humanas fossem como programas de computador, que podem ser resolvidos com um simples clique, ignorando todo o sentimento humano.

Sinto-me solitário neste mundo cheio de pessoas vazias de alma. Sinto-me solitário neste mundo onde o ter, passou a significar mais do que o ser. Talvez seja por isto que envelhecemos e morremos. Porque chega um ponto da vida, que não mais conseguimos acompanhar a chamada “evolução” e nos tornamos perdidos, sem rumo e sem sentido na vida. É neste momento que a morte nos resgata e nos leva para outro plano. E quem sabe, se existir outra encarnação, para evoluirmos um pouco mais. Mas enquanto este momento não chega, somos obrigados e conviver com as dores na alma, com o sofrimento de ver tudo a sua volta se auto sabotando. E você sem poder fazer nada, assiste de camarote.

Aí me pego pensando: de que adianta, evoluir aqui na terra, buscar conhecimento, amadurecer, enxergar novas possibilidades, se nada podemos fazer para colocar toda a maturidade e conhecimento a serviço desta sociedade? Afinal, a sociedade atual, caminha na contramão da evolução e quaisquer que sejam seus pensamentos, se forem contrários às novas ideologias, você simplesmente é excluído. As pessoas estão cada vez mais alienadas e voltadas somente para sua autopromoção, nas redes sociais. O prestígio e a reputação de alguém, já não é mais medidos pela sua índole ou por sua inteligência, seu caráter, mas pela quantidade de seguidores, que adquirem em seus perfis. E o mais impressionante é que quanto mais fúteis e vulgares forem os conteúdos publicados, mais seguidores as pessoas conseguem. Eu realmente não sei se a tecnologia chegou para promover a evolução ou o empobrecimento cultural do ser humano.

Bom, o que nos resta agora é aguardar o tempo de "nosso resgate", para que possamos ser salvos deste mundo, que parece não ter mais volta. Sinto pena dos meus filhos, das novas gerações, que nunca irão saber o quanto é bom ter amizades verdadeiras, passar horas conversando, frente as suas casas, sentados na calçada; muito menos saberão o que é ouvir as longas histórias de seus avós, relembrando tempos das vidas passadas, à beira de um fogão a lenha. Mas já que chamam isto de evolução, eu prefiro pegar todos os meus diplomas, todo o meu conhecimento, põe mais limitado que seja, toda a minha maturidade e continuar um simples ignorante, no meu mundo, onde o ser humano ainda vale mais que as máquinas e os sentimentos partem do coração e não de um emotion de aplicativo.

Se isto é ser quadrado, que eu continue quadrado, mas ainda humano! Mesmo que eu tenha que carregar até o ultimo dia da minha vida, toda a dor e peso da solidão, por não conseguir conviver neste mundo de muita informação e pouca sabedoria. Então fica uma reflexão, sobre tudo isto: Será que isto é realmente evolução? Quando será que a humanidade voltará a ser humana? Porque estão tão envoltos pelas tecnologias, que homem e inteligência artificial passaram a se confundir, pois ambos parecem estar desprovidos de emoções.

Deus proteja nossa humanidade!

Wilian de Moura
Enviado por Wilian de Moura em 29/10/2023
Código do texto: T7919442
Classificação de conteúdo: seguro