Caixinha de surpresas

Alguns dias atrás, minha irmã me enviou a foto de um jogo rápido que eu havia escrito em um caderno de anotações, no ano de 1998.

Ali haviam várias perguntas, como música preferida, filmes, livros, artista, eu sorri quando comecei a ler, porque achei engraçado o fato de que mesmo tendo se passado tanto tempo, pouquíssimas coisas haviam mudado.

Porém, entre tantas respostas a que mais chamou minha atenção, foi a que perguntava, qual seu maior orgulho?

E eu respondi: Minha mãe.

E se hoje alguém me fizesse essa mesma pergunta, com certeza a resposta seria a mesma.

Porque eu tenho um imenso orgulho daquela fortaleza que se mostrava em minha presença na forma de mulher e mãe.

Era exatamente assim que eu a via, uma fortaleza, a mulher que dava conta de tudo, eram tantas tarefas e ainda assim, ela se mantinha ali em plena altivez, sem reclamar cumpria com nobreza o que a vida lhe exigia.

A mulher de voz calma, apesar das durezas da vida, das palavras bonitas, que com certeza aprendeu nos diversos livros que leu, o falar olhando dentro dos olhos, para saber se a estávamos compreendendo e também foi a pessoa mais sábia que eu já conheci.

Com ela aprendi tanto sobre a vida, sempre tinha uma história de referência para mostrar o melhor caminho a seguir ou um conselho acompanhado de uma frase para que pudesse refletir sobre o assunto.

Sim, minha mãe, meu orgulho.

Mas a vida é mesmo uma caixinha de surpresas, que nem sempre são boas. Mal sabia eu, que apenas seis anos após ter respondido aquela pergunta, eu a perderia pra sempre, sem tempo para despedidas.

E de repente, perdi meu chão, porque ela era o alicerce que me mantinha em pé.

Senti meu mundo desabar, e fiquei por dias vivendo e chorando a dor do luto.

E foi justamente nesse processo que senti em mim, a força da mulher que me criou, me ensinando a levantar e fazer o que naquele momento era preciso, ou seja, seguir e continuar vivendo.

Tenho em mim toda a personalidade dela, mas herdei apenas um pouquinho de sua força.

Se eu conseguir passar pra minha filha os valores que ela me ensinou, saberei que trilhei o caminho certo.

A ela minha eterna gratidão, e sempre será meu maior orgulho.