Ordinário

Para profetas, anjos e suas trombetas. Esperando ouvir o click... ver o clarão... o estalo... a voz do trovão...

O Extraordinário tem que ter alguma anunciação. Afinal é aniversário. Terá bolo e cantoria.

Presto atenção ao nascer do sol: Foi tão majestoso e mágico como o de ontem.

Reparo na minha respiração. Para prestar mais atenção olho para o peito. Faço uma inspiração profunda. Vejo tórax aumentar seu volume. Solto o ar vagarosamente, enquanto este mesmo tórax diminui. Mas este movimento aconteceu milhares de vezes ontem, Assim como antes de ontem. Esta interação com o ambiente, essa troca onde filtramos o oxigénio necessário nos pulmões e nutrimos nossas células acontece desde que nascemos. Esta mecânica nos mantém e determina se estamos ou não vivos. Junto com um complexo sistema de órgãos interdependentes que completam o milagre cotidiano da máquina humana. Com a mão no peito ou com dedos suavemente pousados em determinados pontos por onde passam nossas artérias podemos sentir o fluxo/ritmo do sangue bombeado pelo coração e que circula e vai para os confins do corpo levar os nutrientes necessários para a máquina continuar a funcionar. Um verdadeiro milagre da vida. Mas este milagre acontece com todo ser vivente e continuamente, então seria mais justo e acertado, numa eventual classificação, que ele fosse relacionado entre os eventos ordinários.

O aniversário, tal qual nós conhecemos, nada mais é que a conclusão de mais uma volta da Terra em torno do sol - sua órbita completa. Mas ontem a terra também completou um ano da mesma data no ano passado. Nossa órbita não se preocupa com significados: novos anos... aniversários... bodas... - são marcações humanas e, para o universo uma volta completa de um planeta em uma das suas 10 sextilhões de estrelas (número estimado) é só mais uma volta. E, nesta imensidão desconhecida, imaginar que somos extraordinários, brigaria com a estatística e denotaria uma monumental soberba.

Dentro desta característica humana que tenta preencher de significados a vida, receber felicitações de pessoas queridas é ordinário, como ordinário é o abraço (que alguns sinestésicos gostariam que fossem constantes), que tem alvará de soltura em alguns episódios da vida - O aniversário é um deles.

Recebi mensagens carinhosas, abraços afetuosos, respirei a experiência de mais um aniversário ordinário.

Que bom que a felicidade e o sentir-se especial encontram-se no ordinário.

Obrigado a todos que fazem ele ser assim.