Viva completamente

Gosto muito de ler. A leitura me leva a mundos que não poderiam ser acessados de outra forma. A leitura me faz experimentar sentimentos que, na vida real, seriam difíceis de serem encontrados. E a leitura me ensina sobre a vida. Mesmo um livro juvenil, uma ficção, daquelas bem leves e românticas, que parecem simples e até infantis, podem me trazer respostas tanto procuradas e oferecer palavras que descrevam o que sinto em meu interior. E isso aconteceu, como de costume, quando li o livro Mil Beijos de Garoto, uma história que eu recomendo fortemente que você conheça! Foi desse livro que retirei o trecho que guiará a nossa reflexão de hoje:

“Por que é necessário o fim de uma vida para se aprender a apreciar cada dia? Por que precisamos esperar até ficar sem tempo para começar a conquistar tudo o que sonhamos, quando um dia tínhamos todo o tempo do mundo? Por que não olhamos para a pessoa que mais amamos como se fosse a última vez que a vemos? Porque, se olhássemos, a vida seria tão vibrante. A vida seria tão verdadeira e completamente vivida”

Não é profundo esse pensamento? Ele nos confronta com o fato, repito, o fato, de que desperdiçamos o nosso tempo de vida com coisas tão inúteis, banais e passageiras enquanto que poderíamos estar vivendo experiências que tornariam nossas vidas mais vibrantes e nos permitiriam vivê-las por completo! E o fato não para aí. Só começamos a viver de verdade quando sentimos que a vida pode acabar ou quando temos a certeza de que ela está no fim. Muitos são os exemplos. Há pessoas que só largaram a rotina pesada no trabalho quando o corpo quase colapsou e elas se deram conta do quanto não haviam vivido. Há pessoas que, brigadas umas com as outras, de narizes torcidos, se arrependeram amargamente quando uma delas deixou esse mundo inesperadamente. Há pessoas que só permitiram que alguém soubesse o quanto era amado quando a vida já estava em seus últimos instantes. É como se deixássemos para viver na última hora com a esperança de que, assim, poderemos esticar o nosso tempo. Mas não acontece e tudo o que nos resta é o arrependimento por não termos vibrado quando tivemos essa oportunidade.

Reveja a sua vida até aqui. Quantos amores deixou de declarar? Quantas gargalhadas deixou de dar? Quantos banhos de chuva desperdiçou? Quantas conversas incríveis ignorou? Quantas descobertas transformadoras deixou de fazer? O quanto tem visto a vida passar sem, contudo, passar por ela? Não permita que a finitude o angustie pelo soar da aproximação de seus passos. Não deixe para viver quando tudo o que lhe for possível for a vontade, mas não a força porque seu corpo já não dará conta. Viva enquanto há tempo propício para isso! Entre na vibração da existência e a faça florir!

(Texto de @Amilton.Jnior)