SETE PALAVRAS DE JESUS NA CRUZ

SETE PALAVRAS DE JESUS NA CRUZ

Isaías 53

Introdução: A morte de JESUS na cruz é a maior demonstração do grande amor de DEUS por nós e a redenção da humanidade (Jo. 3.16). O preço dos nossos pecados é a morte, mas JESUS assumiu o nosso lugar na cruz, e morreu por nossos pecados.

Após um julgamento injusto, CRISTO é condenado a morte e antes da crucificação é: chicoteado, esbofeteado, cuspido, colocam uma coroa de espinhos, e zombam de JESUS. Após ter caminhado na Via Dolorosa, JESUS chega ao Gólgota onde será crucificado. As Mãos e Pés de Jesus são pregados causando-Lhe as dores mais insuportáveis que um homem podem provar, somando a isso a sede, a asfixia, e as zombarias:

“Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado”.

(Isaías 53:7,8)

E diante dessa tenebrosa situação que estava vivendo, e mesmo que o falar lhe provocasse mais dor, JESUS fala sete palavras que trazem vida e esperança para cada um de nós:

1. Palavra: PERDÃO

“Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.”

(Lucas 23:34)

Na cruz, diante da injustiça e perante seus acusadores, JESUS pratica o perdão. E nos ensina que Nele podemos perdoar também. O perdão não é opcional. O perdão é fruto de um relacionamento saudável com DEUS:

“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.

(Mateus 6:14,15)

Em 2 Coríntios 5.18-21, diz que o SENHOR nos confiou o ministério da reconciliação. Como podemos falar do amor de DEUS com o coração cheio de mágoas? Somos embaixadores de CRISTO e o próprio ESPÍRITO SANTO já derramou abundantemente o amor Dele em nossos corações (Rm. 5.5). Simplesmente perdoe!

“Não construa muros, e acabe isolado pelos sentimentos de amargura. Construa pontes, restaurando relacionamentos quebrados, perdoando como CRISTO te perdoou”.

2. Palavra: ETERNIDADE

“Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

(Lucas 23:43)

Diante de tantas decisões que tomamos na vida, a principal é receber JESUS como SENHOR e Salvador (Rm. 10.9-10), pois nesta decidimos o nosso destino eterno:

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida”.

(1 João 5:11,12)

JESUS é o único Caminho! Você já confessou JESUS como o seu SENHOR e Salvador?

Devemos viver como filhos de DEUS, pois em CRISTO somos:

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

(1 Pedro 2:9)

“Abandone a timidez e o medo. JESUS te deu uma Nova História? Então: Anuncie as Grandezas de DEUS por onde quer que você vá! Leve Vida! Ore pelos opressos, pelos doentes, etc. Compartilhe aquilo que JESUS fez na sua vida”.

3. Palavra: CUIDADO

Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”, e ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa.

(João 19:26,27)

Mesmo diante de tremenda dor, JESUS continua sendo o Bom Pastor, e amorosamente cuida de Maria, pois segundo os estudiosos neste momento José já tinha morrido. Vivemos o Evangelho juntos! Não devemos caminhar sozinhos, mas JUNTOS como Igreja de JESUS:

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”.

(Efésios 4:15,16)

“Não caia nas garras do orgulho e da indiferença. Venha ser Igreja de JESUS praticando o amor uns aos outros. Cuidando uns dos outros. Edificando uns aos outros. Cheios do amor de DEUS geramos Novas Histórias”.

4. Palavra: SOLIDÃO

“Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? "

(Mateus 27:46)

Este momento de solidão é gerado devido aos nossos pecados que estão sobre JESUS na cruz. Uma vida de pecado é uma vida longe do SENHOR, pois os nossos pecados nos separam de DEUS.

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados”.

(Isaías 53:4,5)

“O Inimigo vai tentar te seduzir com pecados, te tentará até o limite das suas forças. Mas, resista ao Diabo. Fuja do pecado. Uma vida santa te aproxima de DEUS e te habilita a viver o sobrenatural”.

5. Palavra: HUMANIDADE

“Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede".

(João 19:28)

Nesta frase fica comprovado toma a humanidade de JESUS, isto é: CRISTO estava sentindo toda a dor e sofrimento da cruz. Não foi um teatro. Por amor:

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”.

(Filipenses 2:5-9)

“Você já matou a sua sede espiritual? O Diabo vai tentar te embriagar com as coisas deste mundo, não deixe o Inimigo te enganar. Mate a sua sede na Fonte de Água Viva que é JESUS”.

6. Palavra: COMPROMISSO

Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! “ Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

(João 19:30)

Em nossos dias são poucos que assumem o compromisso imutável com DEUS. A maioria tem uma entrega parcial, e por isso pouco frutifica. JESUS demonstra um total compromisso com DEUS e devemos fazer o mesmo.

“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".

(Mateus 26:39)

“O Inimigo vai tentar dividir o seu coração e colocar dúvidas em sua mente. Use o capacete da salvação e o escudo da fé para vencer dos dardos inflamados do maligno. Seja fiel até a morte e receba a coroa da vida”.

7. Palavra: PROPÓSITO

Jesus bradou em alta voz: "Pai, nas Tuas Mãos entrego o meu espírito". Tendo dito isso, expirou.

(Lucas 23:46)

Assim como JESUS devemos cumprir o propósito que o SENHOR tem para as nossas vidas. Pare de perder tempo com as distrações deste mundo, procure descobrir a Vontade de DEUS para a sua vida e cumpra o seu chamado.

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

(2 Timóteo 4:7)

“O Inimigo fará de tudo para que você não cumpra o seu chamado. O Diabo tentará te desviar do caminho, mas continue a viver pela fé. DEUS tem um propósito para a sua vida, portanto realize o seu chamado. Cumpra o seu propósito”.

CONCLUSÃO: As sete palavras de JESUS na cruz nos inspiram a viver em conformidade com a Vontade de DEUS. Mesmo na cruz, sofrendo dores tenebrosas o SENHOR falou sobre: perdão, eternidade, cuidado, consequência do pecado, demonstrou humanidade, compromisso e propósito. Na cruz JESUS demonstra o tanto que DEUS nos ama:

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

(João 3:16)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 23/06/2023
Código do texto: T7820235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.