O Agora

Meus dedos deslizavam pela tela do celular quando uma imagem me chamou a atenção. Parei. E li seu conteúdo. Tudo é sobre o agora. Inclusive o depois. Infelizmente não sei quem formulou tão profunda frase. Sei apenas que nos traz uma veemente verdade através de poucas palavras. Porque é isso. Nossa vida se resume ao agora, embora não nos conscientizemos desse fato. Porque ficamos ruminando sobre o que foi, como gostaríamos que tivesse sido, o que achávamos que as pessoas poderiam ter feito de diferente ou o que nós poderíamos ter realizado de contrário para entrarmos em outras avenidas, virarmos em outras esquinas e chegarmos a outros destinos.

Quando não estamos ruminando sobre o passado, ficamos desesperados fantasiando o futuro. Ficamos nos questionando sobre como as coisas serão. Ou como as coisas poderão ser. E, de novo, pensamos sobre as nossas ações, o que, em certa medida talvez possamos controlar. Mas vamos além. E pensamos no que é que os outros poderiam nos fazer, de bom ou de ruim, sem considerarmos o fato de que nosso controle sobre as ações das outras pessoas é absolutamente nulo. De qualquer forma, também estamos equivocados quando fixamos nossos olhos sobre o que poderá acontecer, mas que não sabemos com certeza se acontecerá.

Porque tudo o que temos é o Agora. O passado ecoa no agora. E o futuro depende do agora. Porque o passado um dia foi o agora, um agora do qual agora nos arrependemos e lamentamos, ou nos orgulhamos e pelo qual agradecemos. O mesmo serve para o futuro. Com a diferença de que é no agora que o construímos, embora fiquemos naquele pensamento equivocado de que as coisas acontecerão de repente, como num passe de mágica, e tudo será diferente. Não nos damos conta de que são as nossas ações no agora que constroem o futuro.

Não que não possamos confiar no que quer que seja para que tenhamos um amanhã melhor. Mas a responsabilidade, ainda assim, é inteiramente nossa.

Precisamos despertar para o momento presente no qual vivemos. Cometemos erros no passado? É no agora que, ou podemos corrigi-los ou podemos evitá-los aplicando os aprendizados que deles recebemos. Queremos um futuro melhor? É no agora que podemos pensar, criticamente, a fim de fazermos escolhas melhores, mais saudáveis, que nos encaminhem a um depois de frutos melhores.

Mas não quer dizer que aplicando as lições aprendidas e fazendo as melhores escolhas estaremos completamente livres de novos infortúnios ou erros. Somos humanos, lembre-se disso. E mesmo conectados ao Agora poderemos cometer alguns deslizes, tropeçar, cair. Mas se estivermos conscientes do momento que vivemos, do instante no qual nos encontramos, poderemos nos reerguer imediatamente e, ao invés de ficarmos em permanente ruminação ou constante fantasia, despertamos para o fato de que no Agora que a vida acontece e, portanto, é no Agora que preciso fazer o meu melhor já que, como assisti no filme Pinóquio, lançado pela Netflix no final do ano passado, o nosso melhor é o melhor que podemos fazer, e ele é suficiente!

(Texto de @Amilton.Jnior)