7. IMPORTA QUE ELE CRESÇA - Série Voz que Clama no Deserto

IMPORTA QUE ELE CRESÇA

João 3.30

Introdução:

Qual foi a maior escada que você já subiu? Quantos degraus ela tinha? Talvez, em um determinado momento em que você subia um pensamento de desistência passou em sua cabeça. Mas, se a subida era necessária você respirou fundo e foi até o fim.

João Batista um pouco antes de ser preso, e no inicio do ministério de Jesus aqui na Terra, fala aos seus discípulos que o importante é que Jesus cresça e que ele diminua (3.30). Esta frase trás lições valiosas para a nossa vida, que assim como é difícil subir algumas escadas, e somos tentados a fugir delas, seremos tentados em fugir da escada de crescimento que está adiante de nós. Todavia, cada passo é de suma importância para que ELE cresça e nós diminuamos. O tema de hoje é: IMPORTA QUE ELE CRESÇA. Onde aprenderemos dois importantes passos, a saber:

1º PASSO: RENÚNCIA

“Aba, Pai... Não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. (Mc.14.36).

• Estamos mais acostumados com a palavra renúncia do que com a sua prática diária. Se desejamos seguir a Jesus o passo da renúncia não é opcional (Lc. 9.23). A palavra renúncia significa: Ato ou efeito de negar ou rejeitar algo, ou uma atitude, e normalmente está relacionada ao fato de renunciar ou abandonar algo muito importante. Jesus disse que precisamos fazer uma renuncia TOTAL para sermos seus discípulos (Lc. 14.33). João Batista fez isso, pois encontrou a Pérola de grande valor (Mt. 13.46). Você está disposto a fazer as renuncias necessárias para seguir a Cristo?

• Portanto, negar a si mesmo é uma atitude de amor, pois é o amor que nos conduz a renúncia. Por amarmos a Deus e sermos amados por ELE negamos a nós mesmos (Mc. 14.36). Crescemos espiritualmente quando renunciamos as nossas próprias VONTADES e passamos então a experimentar e comprovar a boa, a perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12. 2). João Batista tomou a decisão de renunciar as próprias vontades (Jo. 3.30). O teu amor a Jesus é tão grande ao ponto de você renunciar as próprias vontades?

2º PASSO: AMAR

“E vivam em amor, como também Cristo no amou e se entregou por nós”. (Ef. 5.2).

• Sabemos que da mesma forma que Jesus é amado pelo Pai, ELE nos amou (Jo. 15.9), e que o amor de Deus foi derramado abundantemente em nossos corações, por meio do Espírito Santo (Rm. 5.5). E por estarmos plenos do amor de Deus podemos experimentar e compartilhar este amor uns com os outros para que muitos CREIAM. Para que ELE cresça em nós precisamos mergulhar no amor de Deus, e amar o próximo como a nós mesmos (Mt. 22.39), e humanamente isto não é fácil, por isso o Pai nos ensinou que para permanecermos em Seu amor precisamos obedecer, meditar e apropriar-se das promessas de Deus para nós. João Batista viveu em amor, está disposto a quebrar os próprios paradigmas para viver em amor com o próximo?

• Humanamente estamos acostumados a morder e devorar uns aos outros (Gl. 3.15), mas fomos revestidos de um novo homem em Deus (Cl. 3.10) com novos sentimentos e atitudes (4.31). E com o coração pleno de bondade e compaixão (Cl. 3.12) devemos: Falar a verdade em amor (Ef. 4.15), Orar por aqueles que nos perseguem (Mt. 5.45), Amar aqueles que não nos ama (Mt. 5.46), Perdoar da mesma forma que Cristo nos perdoou (Ef. 4.32), etc.. Para que ELE cresça precisamos TRANSBORDAR de amor uns para com os outros e para com todos (1º Ts. 3.12), e assim seremos discípulos de Jesus. O que está te impedindo de viver o amor ao próximo?

CONCLUSÃO:

Para que ELE cresça em nós é necessário que façamos uma renuncia total de nossas próprias vontades, e também dar o passo do amor para que muitos ao verem o amor de Deus em nós creiam no Senhor, pois viram o transbordar de amor que existe em nossas famílias, Igreja e em nossos corações.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 11/03/2023
Código do texto: T7737541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.