Relacionamentos

Desejar um relacionamento baseado em verdade, reciprocidade, amor, carinho, compreensão e paz é fácil. O difícil mesmo é se esforçar para isso ocorrer de fato e saber colocar um ponto final quando estamos nos machucando mais do que nos curando. Por tanto sofrermos, nos desiludirmos e aceitarmos migalhas, acabamos por criar uma visão distorcida do que é o amor e um relacionamento saudável, isso não se aplica apenas para relacionamentos românticos, mas também nos de amizade e familiar. Sei que ninguém é perfeito, todos estamos suscetíveis a cometer falhas e magoar quem amamos, mas saber reconhecer esses erros e se esforçar para não os repetir é o princípio básico.

 

Nenhum relacionamento é fácil, de qualquer tipo que seja. Todos, por melhores que sejam, sempre terão alguns momentos ruins e dificuldades para serem superados. O que não pode acontecer é haver mais momentos ruins do que bons, ou eles existirem na mesma proporção. Um relacionamento saudável deve trazer mais paz e segurança do que dores e incertezas. Deve trazer cura para as dores da vida e um porto seguro para recarregar suas energias. Deve haver paciência para lidar com as diferenças e com os momentos complicados, saber ceder - quando necessário -, saber reconhecer os erros e, o mais importante, acabar com situações que você sabe que fazem o outro sofrer.

 

Tanto nos relacionamentos românticos, de amizade ou familiar, precisamos aprender a impor limites, definir as prioridades, decidir se é um relacionamento que está agregando positivamente na nossa vida, nos fazendo crescer como pessoa ou apenas nos puxando para o fundo, como uma âncora lançada ao mar. Precisamos analisar com mais carinho as nossas relações e escolher cuidadosamente quais queremos manter em nossa vida, compartilhar a nossa história, conquistas e derrotas. Precisamos aprender a nos olhar com olhos mais carinhos e cuidar não só de nossa saúde física, mas mental. Cortar as ervas que surgem apenas para intervir no nosso bem estar e roubar o que temos de melhor.

 

Por vezes esse processo é bem lento e doloroso, uma vez que passamos a perceber coisas que não eram notadas até então. É como se o nosso olho, de uma hora para a outra, abrisse e conseguíssemos enxergar tudo o que estava 'oculto' até então. Essa sensação faz um sentimento forte de raiva surgir, depois ele se transforma em frustração e, por fim, em luto. Luto pelo que foi perdido, pela idealização criada, até mesmo pela dor que ele causava. Sim, por mais estranho que pareça, muitas vezes até a dor que um relacionamento causa faz falta, afinal, você está deixando para trás tudo o que conhece e vivência até então.

 

É difícil abrir mão do que nos faz mal, como um veneno percorrendo um organismo e matando lentamente tudo o que toca, é difícil encontrar o antídoto certo para interromper esse processo de destruição. Entretanto, apesar de difícil, não é impossível, basta percebermos que há algo de errado e buscar a ajuda necessária. Por mais doloroso e estranho que seja, tudo passa, uma hora a dor não será tão grande e o que é estranho se tornará o novo normal. 

Karoliny Mesquita
Enviado por Karoliny Mesquita em 02/03/2023
Reeditado em 28/05/2023
Código do texto: T7731371
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.