vinte anos

Preciso fazer o esforço de viver como uma jovem de 20 anos, antes que os dias passem e eu me pergunte "onde eu estava com essa idade?". Não me lembrarei dela porque terá sido apenas mais uma dentre tantas outras que não foram vividas. Quero me lembrar de como eu gostava de arrumar meu cabelo, sair sozinha pra pôr os pensamentos em ordem ou deixá-los ainda mais confusos. Quero me lembrar de sempre ter sido gentil com todos à minha volta ou pelo menos quase todos ;)

Quero me lembrar das leituras emocionantes que me fizeram chorar litros e de tantas risadas que outras me fizeram ter. Quero me lembrar das músicas quase sempre nada a ver que eu colocava pra tocar, hora coldplay, hora Geraldinho Lins. Assim, exatamente nessa sequência. E as danças? Como foram muitas... do meu jeito. Do jeito mais diferente, no qual eu mesma me alegrava e pensava "ninguém nunca irá conhecer essa versão minha, mas eu me sinto feliz de eu, apenas eu, conhecê-la." Quero olhar para os amores que tive e dizer o quanto jovem é trouxa. E então, nesse exato momento eu irei dizer: "adultos também são. Talvez até um pouco mais". Adultos deixam de viver porque acham que em algum momento terão o mundo em suas mãos. Adultos acham que vão sempre viver e que a vida irá acabar apenas quando eles terminarem de concluir os seus projetos, quase sempre fúteis. Eles pensam que até não concluí-los, não existe motivo pra que eles venham a morrer. E então, eles se deparam com uma das duas coisas: a própria morte ou a de alguém do lado. Alguém assim, dificilmente será lembrado por muito tempo, porque viveu em prol de coisas. O mundo material não estará chorando pela perda de um ser humano. E se a velhice chegar para alguém assim, ele olhará em volta, verá coisas que conquistou e dará um belo sorriso, mas então ele olhará pra o lado e perceberá que as melhores pessoas que poderiam desfrutar de tudo aquilo ao seu lado, não estão mais. Algumas terão partido dessa vida, outras terão apenas ido embora. E então o que restará? Se memórias não foram colecionadas, o que restará? Você, apenas você nesse mundo de coisas. A morte chegará e a vida não terá feito nenhum sentido.