A tendenciosidade do instagram

Gosto de instagram, mas sabe o que não aguento? é a constante necessitade de ver, mas nunca de ler.

Ao se desejar escrever algo, deve-se, dependentemente, publicar uma imagem - como se a escrita sozinha não tivesse seu valor. E sabe o que estamos perdendo com isso? O benefício da imaginação, um exercícicio necessário.

Quando lemos, o nosso cérebro é levado a imaginar, gerar uma imagem daquilo que se leu. É automático. Mas quando vemos uma imagem e um texto juntos, pronto, para o nosso cérebro é exatamente aquilo; alguém já fez o trabalho para nós, então nosso cérebro entende: não preciso ter o trabalho de pensar. E isso é terrível, pois para os que não estão acostumados a buscar uma compreensão real, é um como um prato cheio e venenenoso, e acaba gerando uma indigestão mental.

O trabalho de raciocinar enferruja, digamos assim. Todo músculo que não trabalha, atrofia, e a tendencia é fazer o mínimo esforço, que, no caso do cérebro, preferirá acreditar em tudo o que vê rapidamente para não gastar energia. Está pregioçoso e obscurecido.

E aí, você poderia perguntar, o que tem isso? O instagram é fantasioso, brilhante e prazeiroso para os olhos humanos, porém agride a quem não tem o costume de filtrar o que assiste, raciocinar sobre o teor de cada coisa que chega até si.

Para pessoas que gostam de mentir, enganar e distribuir fake news para destruir as pessoas é uma ferramenta eficaz, pois uma imagem pode levar até ao cérebro enferrujado o maleficio do engano. E uma vez enganado, torna-se um discípulo para também digulgar mentiras e enganos.

Somos aquilo que vemos, ouvimos e lemos. Nunca foi tão necessário "crivar", meticulosamente, os canais de comunicação que utilzamos.

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 04/11/2022
Código do texto: T7642985
Classificação de conteúdo: seguro