As oportunidades acabam

Alguns de nós, acreditando que sempre terá uma nova chance, uma nova oportunidade ou uma ocasião mais, acabam postergando coisas importantes de suas vidas como começar o início de um sonho, finalizar o começo de uma história ou mostrar para quem é especial o quanto o valoriza e ama. Alguns de nós, tendo a vã esperança de que sempre existirá o amanhã, ignora o fato de que esse pode ser o último hoje que vamos viver.

“Engana-se quem pensa que sempre haverá uma nova oportunidade. O mundo dá muitas voltas e nem sempre volta ao mesmo lugar” (The Royals)

Fato é que novas oportunidades são uma possibilidade. Mas também é fato que nem sempre elas se repetirão. Porque a vida continua. Prossegue. Estejamos nós paralisados ou não, inertes ou não, a vida segue seu contínuo e ininterrupto fluxo, levando-nos adiante, forçando-nos a seguir em frente, mesmo que mantenhamos nossos olhos presos ao passado.

E dessa maneira. Seguindo seu caminho, acontecendo, fluindo, a vida pode fazer com que aqueles momentos que ignoramos nunca mais sejam vividos. Ou, mesmo que aconteçam, mesmo que a oportunidade ressurja, já não seremos os mesmos, as circunstâncias poderão ser outras, o que um dia fez sentido agora está vazio de significado e fica a incógnita incômoda do que poderia ter sido se lá atrás, quando a chance nos foi concedida, tivéssemos optado por vivê-la com urgência!

É como pessoas que se amam, mas que, por medos ou inseguranças, acabam resistindo a esse amor por maior, mais verdadeiro e mais intenso que ele possa ser. Os dias passam, meses e anos entram e saem, mas fica aquela sensação de insatisfação por algo significativo que foi deixado para trás. Até que os amantes, em uma nova oportunidade da vida, acabam se encontrando. Sorrisos bobos. Olhares constrangidos. Corações agitados. Sentimentos nostálgicos. Cumprimentam-se com palavras vagas enquanto recordam da intensidade da paixão de outrora. Até que um dos dois, ao ouvir ser chamado de “amor” por uma terceira personagem que no passado não existiu, desperta das sombras remotas e precisa entender que não é mais aquela pessoa de antes, a realidade mudou e nessa nova não cabem amores antigos que nunca foram esquecidos e, por não terem sido vividos, cutucam feridas.

Use esse exemplo com amplitude para a sua vida. Quantas coisas deixamos passar. Quantos amores desperdiçamos, quantas amizades perdemos, quantas felicidades deixamos de desfrutar por insistir na ideia de que temos todo o tempo do mundo para voltar atrás e retomar nossos passos. Isso é um erro. Pode ser que ao voltarmos, como sempre acontece, nos depararemos com personagens desconhecidos, cenários nunca vistos e enredos nunca imaginados. A vida agora pode não ser a mesma depois.

(Texto de @Amilton.Jnior)