O EXERCÍCIO DA FILOSOFIA

Toda filosofia só se torna interessante e inspira uma certa credibilidade no leitor e no público quando, na suntuosidade de uma linguagem implacável e penetrante, consegue discorrer sobre a nossa existência, o sentido do ser e da vida, nossa dor de viver, nossos fracassos e glórias, nossas paixões e amores, e verdades interiores que lutamos e defendemos com todo nosso ser. Uma filosofia honesta não é aquela que se gaba de ser a possuidora do conhecimento verdadeiro, mas é aquela que, no seu amor profundo a sabedoria, consegue iluminar a consciência para os problemas mais inquietantes e urgentes de nosso tempo, incentivando uma indagação bastante fecunda, e elevando o ser humano a buscar autonoma e livremente um certo entendimento de sua vida nesse mundo em que vive. Filosofar é um grande exercício intelectual que não se contenta com respostas tranquilizadoras e superficiais, mas que se inquieta sobremaneira a fim de desbravar verdades através de meditações e elucubrações; e também desmascarar as hipocrisias de nosso tempo, mesmo sabendo que não poderá encontrar todas as respostas. É uma prática lúcida e contundente onde a liberdade se faz presente para propiciar ao mundo o fogo de um saber desnorteador de todo senso comum acovardado nas suas lamentáveis certezas e dubiedades.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 06/08/2022
Reeditado em 06/08/2022
Código do texto: T7576398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.