CRESCENDO COMO CEDRO DO LÍBANO - Salmo 92

CRESCENDO COMO CEDRO DO LÍBANO

Salmo 92.12-15

INTRODUÇÃO:

Creio que assim como eu, todos desejam crescer. Mas, precisamos entender:

a) Tudo o que Deus faz, tem um propósito. Não crescemos por crescer simplesmente, mas crescemos por um propósito.

b) Quando os meus olhos estão no crescimento, não cresço como o cedro, mas como as ervas do campo, que hoje existem e amanhã são queimadas (Salmo 92.7) (crescimento superficial).

O problema é que na maioria das vezes, temos um olhar periférico, enxergamos apenas o que nossos olhos são capazes de alcançar, olhamos para o que é visível, para a aparência. Aparência não é sinônimo de crescimento. Não para o cedro do Líbano.

A preocupação do cristão não deve estar no crescimento em si, mas no lançar de raízes. O foco está nas raízes e não nas evidências.

Um dos grandes “vilões” em nossos dias é a ansiedade em excesso, e o peso do imediatismo. Muitos ao não verem, rapidamente, o resultado esperado, frustram-se e desistem do sonho/visão de Deus.

Outros, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam (Lc. 8.13). Infelizmente, essa má tendência tem se alastrado e atingido a muitos. E esquecem que para todas as coisas há um tempo determinado (Ec. 3.1):

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

1. PARA CRESCER INVISTA EM SUA RAIZ

“Habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender...A largura, o comprimento, a altura, a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”

(Efésios 3:17-18)

• Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer;

• Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros;

O Cedro cresce bem devagar, porém alcança altura expressiva.

O Cristão é como o cedro do Líbano, e portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos.

“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano”. (Sl. 92.12)

Invista em suas raízes! Lembre-se do fato de que nos três primeiros anos o cedro possui raízes de um metro e meio de profundidade, enquanto a planta apresenta apenas cinco centímetros!

“Continuem a viver NELE, enraizados e edificados NELE, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”

(Cl. 2.6-7)

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações... Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração... Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

(At. 2.42, 46-47).

Investimos em nossas raízes, todas as vezes que:

• Nos DEDICAMOS: Ensino, Comunhão, Tempo de Mesa, Orações;

• TODOS os dias: Continuavam, Juntos, Alegria e Sinceridade de Coração;

• Desenvolvemos Novos Hábitos: Louvar a Deus;

• Sinais de Crescimento: Simpatia do povo, Crescimento diários (mover de Deus);

O Cedro do Líbano é símbolo de força, continuidade e permanência.

“Permanecei em MIM, e EU permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em MIM”.

(Jo. 15.4)

O crescimento que Deus tem para nós é um crescimento duradouro.

2. RAÍZES FORTES BUSCAM ÁGUAS PROFUNDAS

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

(Jeremias 29:13)

• Outra verdade interessante é que o Cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor; (A importância de Investir na Raiz, de ter Raízes Fortes);

• O cedro não gosta de sombra, prefere o sol. A exposição ao sol eleva o seu potencial de crescimento e é bastante tolerante a períodos de escassez e seca.

• Suas raízes profundas buscam águas profundas nos lençóis freáticos. São árvores que não dependem exclusivamente de condições externas para crescer;

Assim deve ser o cristão. Para crescer à semelhança do cedro, ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Ele precisa aprender a aprofundar as suas raízes a fim de buscar alimento e provisão mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas.

Enfrentaremos solos difíceis e duros, mas se não desanimarmos encontraremos as águas profundas do Espírito Santo”.

Na visão descrita em Ezequiel 47, nos relata que existem águas:

• No tornozelo (Ez. 47.3);

• No Joelho (Ez. 47.4);

• Na Cintura (Ez. 47.4)

• Nos Cobre por Inteiro (águas profundas), (Ez. 47.5);

Qual é a profundidade de nossas raízes? Se buscarmos ao Senhor de todo o coração (Jr. 29.13), as nossas raízes chegarão, pouco a pouco, às águas profundas.

“Quem crê em Mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva”. João 7.38

3. RAÍZES PROFUNDAS GERAM FRUTOS PERMANENTES

“Quem permanece em MIM, e EU nele, esse dá muito fruto; porque sem MIM nada podeis fazer”.

(Jo. 15.5).

• O Cedro do Líbano pode levar até quarenta anos para começar a produzir sementes;

• Alguns Cedros frutificam a partir de 25 anos, outros demoram mais;

Cada um frutifica em tempos diferentes, o importante é investirmos em termos raízes fortes, e aprofundarmos as nossas raízes em busca de águas profundas, a frutificação é uma consequência natural. Árvores saudáveis frutificam!

O Salmo 92.14 diz: “Na velhice darão ainda frutos, permanecerão viçosos (cheio de força) e verdejantes”.

Para frutificarmos é necessário praticarmos o Salmo 1.2-3:

“Antes o seu prazer está na Lei do Senhor, e na Sua Lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a correntes de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

(Salmo 1.2-3)

O salmista nos ensina duas importantes ações para frutificarmos:

• Prazer na Palavra de Deus. Para que vivamos como o salmista: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” Salmo 119:105.

• Meditar na Palavra de Deus, em todo o tempo. Para que vivamos verdades espirituais em nosso dia-a-dia, como está escrito: “Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.

“Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente”.

(1 Coríntios 2:13,14)

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados...”.

(Efésios 1:18)

CONCLUSÃO:

Para que cresçamos com qualidade, com raízes fortes, alcancemos as águas profundas, e frutifiquemos é vital estarmos:

“Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus”. (Sl. 92.13).

Como disse o Senhor Jesus: "EU Sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. João 15:5.

Os que estão plantados na Casa do Senhor, viverão a promessa:

“Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida; suas folhas, de remédio". (Ez. 47.12).

Para que anunciem e cumpram o propósito do Senhor em suas vidas (Sl. 92.15).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 30/07/2022
Código do texto: T7570977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.