4. ABRA A JANELA DE DEUS PARA DECISÕES CORAJOSAS

4. ABRA A JANELA DE DEUS PARA DECISÕES CORAJOSAS

Josué 14.1-15

INTRODUÇÃO:

Deus tem janelas para uma nova estação em sua vida. Vamos, pela fé, abrir novas janelas neste novo ano para ver estes sonhos, para gerar grandes atitudes e para tomar grandes decisões. “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.” (Agostinho de Hipona).

“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor. ” Salmos 27:14

1. CONFIE EM DEUS, MESMO DIANTE DOS ENORMES DESAFIOS.

“Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós”.

(Números 14:6-8)

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. [...] Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

(Hebreus 11:1, 6)

“Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas. Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é rocha senão o nosso Deus? Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho. Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas. Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze. Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me. Deixaste livre o meu caminho, para que não se torçam os meus tornozelos. Persegui os meus inimigos e os alcancei; e não voltei enquanto não foram destruídos”

(Salmos 18:29-37)

A velocidade da nossa obediência sempre determinará a taxa da nossa aceleração.

2. TRANSFORME A REALIDADE DOS OUTROS COM A VISÃO RECEBIDA DE DEUS.

“Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!”

(Números 14:8, 9)

“Sempre que a paixão pelo prazer for maior que a paixão pelo propósito e responsabilidade, haverá desperdício de recursos.” (Bill Johnson)

Cuidado: Você será escravo das palavras que você libera!

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.”

(Efésios 4:29)

3. DESENVOLVA SUA MATURIDADE ESPIRITUAL PARA DESFRUTAR DAS CONQUISTAS.

“Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’. Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!”

(Josué 14:9, 10)

A coragem envolve aceitar os processos de Deus em nossas vidas. Ele, definitivamente, quer assumir o controle total e irrestrito das nossas vidas. Todos os personagens bíblicos exemplares tiveram que render-se corajosamente a Ele e lançar-se em seus braços de amor. O SENHOR JESUS quer te abençoar imensamente, faz parte da sua natureza. Contudo, faz parte do processo Dele, uma ação nossa para nos amadurecer e administrarmos com zelo, sabedoria, gratidão e generosidade tudo o que ele trouxer em nossas mãos.

4. SEJA INTENCIONAL NA BUSCA PELAS PROMESSAS DE DEUS.

“Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! ”

(Números 14:9)

“Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu.”

(Josué 14:11, 12)

“Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.” (1 Timóteo 1:18, 19). Pegue suas palavras proféticas e participe de uma nobre campanha com elas. Encare-a como uma operação militar; formule uma estratégia. (Paráfrase de 1 Timóteo 1:18, 19)

5. CAMINHE DEBAIXO DA BÊNÇÃO, PROTEÇÃO E DIREÇÃO DA SUA COBERTURA ESPIRITUAL

“Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança.”

(Josué 14:13)

Josué podia inspirar e empoderar Calebe com coragem, porque seu ministério foi marcado por esta capacitação concedida por Deus. “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.” (Josué 1:6). Caminhe com pessoas que estão vivendo as promessas de Deus na prática. A vida flui pela honra e o nosso destino passa pela influência dos nossos Líderes espirituais. “Descansar na verdade de que Deus o chamou para ser filho irá desligar a pressão de se auto afirmar. ” (Banning Liebscher)

CONCLUSÃO:

DESFRUTE DAS BÊNÇÃOS PREPARADAS PARA AQUELES QUE DECIDEM AGIR COM CORAGEM, EM CADA ESTAÇÃO DA VIDA.

“Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, ao Deus de Israel. Hebrom era chamada Quiriate-Arba, em homenagem a Arba, o maior dos enaquins. E a terra teve descanso da guerra. ”

(Josué 14:13-15)

“Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.”

(1 Coríntios 2:9, 10)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 29/07/2022
Código do texto: T7570278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.