Quem você esconde?

Às vezes sentimos vergonha de nós mesmos. E passamos a nos ocultar diante do mundo. Procuramos passar desapercebidos. Se pudéssemos, ficaríamos invisíveis para que não nos notassem – não propriamente a nós, mas às nossas imperfeições, às nossas fragilidades, àquilo que não apreciamos em nossa constituição. E, então, nos anulamos. Deixamos de viver nossa essência. Deixamos de desfrutar de experiências sobre as quais possuímos vontade de experimentar. A vida passa. E nós passamos junto a ela, só que dentro de bolhas que nos façam nos sentir seguros. Porém essa segurança é ilusoriamente momentânea. A insatisfação dói. Será que não somos merecedores de um pouco de felicidade? É o que pensamos. Mas imagine que estou sentado ao seu lado. Olhando em seus olhos. Posso pegar em suas mãos? Sim. Você é merecedor de felicidade – do tanto que quiser! Apenas não se esconda.

“Seja estranho. Seja aleatório. Seja quem você é. Porque você nunca sabe quem amaria a pessoa que você está escondendo” (C. S. Lewis)

Podemos nos achar esquisitos. Podemos olhar para o nosso sorriso e criticá-lo considerando ser tão torto quanto uma curva. Podemos ouvir nossa risada e condená-la por ser tão estridente quanto o canto de uma maritaca. Podemos contemplar a nossa existência e considerá-la tão comum quanto o ar do qual nos dispomos livremente a todo o momento que quisermos. Mas a gente ignora que uma acentuada curva pode, na verdade, estar escondendo um novo e belíssimos horizonte. A gente despreza que a desafinada maritaca é livre para alçar o voo que quiser. A gente é ignorante ao ponto de desconsiderar que o ar abundante é o que nos mantêm vivos e que sua falta significa nosso fim. Nós não notamos que sermos quem somos é que de mais precioso podemos oferecer ao mundo – apenas nós podemos ser quem genuinamente somos. E nessa de sermos como somos podemos conquistar alguém que não poderia ser conquistado por outras formas de ser.

Mas como desfrutaremos de boas amizades, profundos relacionamentos, se ocultarmos a nossa essência? Se, por medo, timidez, bloqueios ou vergonhas diminuirmos nosso valor e considerarmos que faremos bem ao restante do universo se habitarmos nele sem que nos percebam? A vida é rara. E nós somos igualmente raros. Alguém como você não existe. Você é único. Todos somos únicos. E é por essa unicidade que as pessoas se encantam e se apaixonam. Mas, como Lewis disse na frase que trouxe, nunca saberemos quem poderíamos conquistar se não deixarmos as sombras.

Passe a se olhar com mais respeito e admiração. Admire-se. Encante-se por si mesmo. Procure, ao olhar para dentro de si, por aquilo que não se pode encontrar em nenhum outro lugar. Você tem algo de apenas seu aí dentro. E só você pode acessar. É algo grandioso e enriquecedor. É o que faria alguém olhar para você com fascinação e respeito por ousar a ser original. Isso é quem você é. É quem você esconde. Descubra-se. Mostre-se ao mundo. E, então, veja o que de bom pode acontecer!

(Texto de @Amilton.Jnior)