4. MUDAR PELO PODER DA FÉ

MUDAR PELO PODER DA FÉ

Baseado na vida de Jacó

(Gênesis 32.24-32)

INTRODUÇÃO:

Nesta série, vamos crescer com a vida de homens de fé. Já falamos de Abraão, Isaque, José e hoje vamos compartilhar a respeito da vida de Jacó. O tema da mensagem de hoje é MUDAR PELO PODER DA FÉ (Baseado na vida de Jacó)

De todos os patriarcas, acredito que a história de Jacó seja a mais marcada por erros, fracassos, e confusões gerada por seus próprios pecados e limitações. Mas, ao mesmo tempo, vemos como o SENHOR começou uma boa obra em sua vida, e o fez crescer e mudar pelo poder da fé.

FEEDBACKS:

• Área aberta (o que eu e os outro vêem de mim mesmo)

• Área cega (o que os outros vêem a meu respeito que eu não vejo)

• Área oculta (o que vejo a meu respeito e escondo dos outros)

• Área desconhecida (o que nem eu nem os outros enxergam sobre mim).

1. VENÇA AS SUAS LIMITAÇÕES (LIMITAÇÕES A SEREM VENCIDAS)

“Os meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Jacó cuidava do rebanho e vivia nas tendas.”

(Gênesis 25.27)

 Os erros de Jacó (os fins justificam os meios):

Roubou a primogenitura de seu irmão;

Cúmplice da parcialidade de sua mãe;

Mentiu quando afirmou ser Esaú;

Enganou o próprio pai, para ter a sua benção;

Foi egoísta, e inconsequente. Não se importou com o outro;

E você? Quais são as limitações que impedem suas mudanças? Seu contexto familiar? Suas feridas emocionais? Seu histórico financeiro? Seus fracassos? O vazio da alma?

• Pare de Fugir dos problemas

“Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.”

(Gênesis 28.1-2 e 10)

O tema de hoje é MUDAR PELO PODER DA FÉ, e seremos desafiados a sermos transformados por DEUS. Vamos juntos, viver uma nova história em JESUS, e para isso é necessário alguns passos a saber:

I. ENCONTRO COM DEUS

“Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus”.

(Gênesis 28:16,17)

• Assume compromissos transformadores com DEUS

“E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz. Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo".

(Gênesis 28:19-22)

Um grande homem assume compromissos grandes enquanto ainda é “pequeno”!

• Persevera em DEUS

“E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada".”

Gênesis 32.24,30

“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”.

(Provérbios 24:10)

II. PROCESSOS TRANSFORMADORES

“Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Ao lado dele estava o SENHOR, que lhe disse...”

(Gênesis 28.11-13)

• Provado pelo Fogo / Pagar o Preço / Disciplina e Correção do Senhor

“Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.”

(Gênesis 29.20)

• Resolve as pendências do passado

“Ele mesmo passou à frente e, ao aproximar-se do seu irmão, curvou-se até o chão sete vezes. Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram.”

(Gênesis 33.3,4)

Quais são os terrores do seu passado?

“O medo viceja no engano [...] A exposição das mentiras que alimentam os nossos temores costuma ser metade da batalha ganha”.

(Bill Hybels)

III. NOVA HISTÓRIA

“O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Jacó", respondeu ele. Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu"... E o abençoou ali.”

(Gênesis 32.27-29)

• Jacó = "aquele que segura o calcanhar" ou "suplantador" (Dicionário Strong);

• Israel = "Deus prevalece" (Dicionário Strong). Para alguns especialistas bíblicos Israel também significa “príncipe”;

• Promove um padrão elevado para a sua descendência

“Em meio às dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim”.

(Gênesis 35:17,18)

• Libera o potencial das pessoas ao seu redor

“Então Jacó chamou seus filhos e disse: "Ajuntem-se a meu lado para que eu lhes diga o que lhes acontecerá nos dias que virão. "Reúnam-se para ouvir, filhos de Jacó; ouçam o que diz seu pai Israel.”

(Gênesis 49.1,2)

“Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.”

(Hebreus 11.21)

CONCLUSÃO:

Somos chamados a mudarmos pelo poder da fé, e para isso é necessário termos um Encontro com DEUS, Processos Transformadores, para que vivamos uma Nova História. Te convido a viver o seu verdadeiro destino. Mudança de destino de Jacó:

• De enganador para príncipe.

• De indivíduo para uma nação.

• De um homem sem destino para influenciador de destinos de homens.

• De pacato para líder.

• De segundo para primeiro.

• De pobre para rico.

• De culpado para perdoado.

• De medroso para corajoso.

E você? Vamos juntos viver uma nova história em Jesus?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 20/07/2022
Código do texto: T7563585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.