3. PERDOAR PELO PODER DA FÉ

PERDOAR PELO PODER DA FÉ

(Baseado na vida de José)

(Gênesis 50.14-22)

INTRODUÇÃO:

Nesta série, vamos crescer com a vida de homens de fé. Já falamos de Abraão, Isaque, Jacó e hoje vamos compartilhar a respeito da vida de José. O tema da mensagem de hoje é PERDOAR PELO PODER DA FÉ (Baseado na vida de José)

A história de José é uma das mais atrativas do Antigo Testamento. José foi um menino mimado pelo pai, que declaradamente dizia que José era seu filho preferido. José tinha uma túnica colorida ou longa (Gn. 37.3) que ganhou do pai. José nos dá entender com a sua vida que tinha uma sede por vencer, um desejo de ser um homem de influência, uma vontade de fazer a diferença em sua geração, de deixar um legado de honra para a sua família. Superou muitas adversidades, mas acredito que a maior de todas elas foi aprender o que é o PERDÃO.

AS ADVERSIDADES DE JOSÉ:

I. O ÓDIO DOS SEUS IRMÃOS

“Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.”

(Gênesis 37.4)

II. A INVEJA DOS SEUS IRMÃOS

“Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa, agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água.”

(Gênesis 37.23-24)

Inveja é o que eu sinto por não ter algo que alguém tem

III. FOI VENDIDO COMO ESCRAVO

“Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.”

(Gênesis 37.28)

IV. PRESO INJUSTAMENTE

“Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado. Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão.”

(Gênesis 39.19-20)

V. A INGRATIDÃO DAS PESSOAS

“O chefe dos copeiros, porém, não se lembrou de José; ao contrário, esqueceu-se dele.”

(Gênesis 40.23)

PERDOAR PELO PODER DA FÉ

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”

(Colossenses 3.13)

José não ficou remoendo as situações. A Bíblia não nos apresenta um José rancoroso, agressivo, pelo contrário. Sabe, só pelo poder da FÉ em Deus nossos corações serão capazes de perdoar. Agora como José conseguiu perdoar toda a sua família neste processo? Afinal tudo começou quando seus irmãos o venderam. Se isso não fosse feito, nada mais teria acontecido. Como exercer fé e obter poder para perdoar?

I. TENHA UM CORAÇÃO HUMILDE

“Respondeu-lhe José: "Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável".”

(Gênesis 41.16)

José agora poderia pensar e até dizer: “A vida me destruiu e as pessoas também, não vou ajudar ninguém.” Nós dizemos com frequência que “Uma pessoa ferida, fere”.

A PESSOA DE CORAÇÃO HUMILDE É CAPAZ DE SALVAR UMA GERAÇÃO DE PESSOAS ORGULHOSAS

Perdão vai além de palavras, ele é demonstrado na essência através de atitudes

II. DÊ UMA NOVA CHANCE AS PESSOAS

“No terceiro dia, José lhes disse: "Eu tenho temor de Deus. Se querem salvar suas vidas, façam o seguinte: Se vocês são homens honestos, deixem um dos seus irmãos aqui na prisão, enquanto os demais voltam, levando trigo para matar a fome das suas famílias.”

(Gênesis 42.18-19)

Perdoar não é dizer eu te perdoo, mas sim retomar o relacionamento.

O PERDÃO NÃO TEM A VER COM O QUE FIZERAM A MIM, MAS SIM COM O QUE EU VOU FAZER COM O QUE FIZERAM A MIM.

“O perdão restaura o padrão, por isso, depois de ter se arrependido, a pessoa deve ser tratada como se nunca tivesse pecado.”

(Kris Vallontton)

“Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”

(Mateus 6.12)

III. SEJA GENEROSO COM OS QUE LHE FERIRAM

“Em seguida, José deu ordem para que enchessem de trigo suas bagagens, devolvessem a prata de cada um deles, colocando-a nas bagagens, e lhes dessem mantimentos para a viagem. E assim foi feito.”

(Gênesis 42.25)

José foi tão generoso com seus irmãos que eles se assustaram (vs. 27-28). A generosidade de José era algo sobrenatural porque partiu do coração de Deus para o coração dele.

Além das pratas em suas malas e o alimento, José os honrou com uma refeição em sua casa:

“Quando José viu Benjamim junto com eles, disse ao administrador de sua casa: "Leve estes homens à minha casa, mate um animal e prepare-o; eles almoçarão comigo ao meio-dia".

(Gênesis 43.16)

Se você está disposto a fluir através da fé, você fará coisas loucas aos olhos das pessoas à sua volta.

“Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.”

(1 Coríntios 2.14)

IV. RESTABELEÇA AS CONEXÕES

“Então José disse aos seus irmãos e a toda família de seu pai: "Vou partir e informar ao faraó que os meus irmãos e toda a família de meu pai, que viviam em Canaã, vieram para cá.”

(Gênesis 46.31)

Permita Deus colocar uma vírgula nas dores dos seus relacionamentos. Talvez você queira colocar um ponto final, mas Deus está te chamando a continuar, a restabelecer cada uma das conexões com as pessoas da sua vida.

Quem perdoa transmite graça e vê histórias sendo transformadas.

V. ENXERGUE O TESTEMUNHO POR TRÁS DE CADA SITUAÇÃO

“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês”.

(Gênesis 45.5)

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”

(2 Coríntios 1.3-4)

CONCLUSÃO:

Muitas pessoas dizendo que querem ser usadas por Deus. Sabe uma das melhores formas de ser usados por Deus, agora que você já venceu muitas situações?

MOSTRE SUAS CICATRIZES:

Cicatrizes são sinais claros que você é uma pessoa curada! Vamos avançar! Somos a igreja da graça! Do amor! Do equilíbrio! Que sejamos extravagantes em perdoar! Em amar! Em restabelecer conexões! Não seja você alguém que vai parar o fluxo do céu! Vamos continuá-lo em nosso meio! Ferida fechada, ministério aberto! Que hoje saíamos todos daqui livres de sentimentos passados!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 19/07/2022
Código do texto: T7562789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.