2. SUPERAR PELO PODER DA FÉ

SUPERAR PELO PODER DA FÉ

(Princípios de fé da vida de Isaque)

Gênesis 26.1-6

Introdução:

Somos chamados a viver pela fé. Isto é tão importante, que o autor de Hebreus deixou claro o seu significado:

“FÉ é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.”

(Hebreus 11.1-3)

Exercer fé é a essência de vida cristã, você nunca desfrutará de uma vida plena com propósitos se não viver pela fé!

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

(Hebreus 11.6)

Nesta série, PODER TRANSFORMADOR DA FÉ vamos crescer com a vida de 6 homens de fé, na semana passada crescemos com Abraão, hoje seremos transformados com os princípios da fé Isaque.

Significado do nome Isaque: “risos”.

“Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.

E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo””

(Gênesis 21.5-6)

Isaque traz a mensagem de que a promessa se cumpriu, que não há nada impossível para Deus. Deus recompensa os que o buscam, que creem nele e decidem pela obediência, como está em Hebreus 11:6.

Que esta mensagem hoje represente um tempo de superação e cumprimento das promessas de Deus para sua vida.

FORÇAS CONTRÁRIAS QUE ISAQUE ENFRENTOU:

TEMPOS DIFÍCEIS

“Houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão”.

(Gênesis 26:1)

OPOSIÇÕES DIVERSAS

“Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra”.

(Gênesis 26:14)

“Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: “A água é nossa!” Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele.

(Gênesis 26:20)

FAMÍLIA DIVIDIDA

“Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó”.

(Gênesis 25:28)

FRAQUEZAS PESSOAIS

“Quando os homens do lugar lhe perguntaram sobre a sua mulher, ele disse: “Ela é minha irmã”. Teve medo de dizer que era sua mulher, pois pensou: “Os homens deste lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ser ela tão bonita”.

(Gênesis 26:7)

DECEPÇÃO

“Tinha Esaú quarenta anos de idade quando escolheu por mulher a Judite, filha de Beeri, o hitita, e também a Basemate, filha de Elom, o hitita. Elas amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca”.

(Gênesis 26:34)

PARA SUPERAR OS DESAFIOS DA SUA VIDA EM FÉ, VOCÊ PRECISA:

1. CONVICÇÃO

Muitos não conseguem superar as dificuldades, pois não possuem convicção em suas vidas. Ora creem, ora duvidam. Somos chamados a vivermos em plena convicção nas promessas de DEUS, e para isso é necessário:

I. SEGUIR A VOZ DE DEUS DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS

“O SENHOR apareceu a Isaque e disse: Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que EU lhe indicar. Permaneça nesta terra mais um pouco, e EU estarei com você e o abençoarei. Assim Isaque ficou em Gerar”.

(Gênesis 26:2-3,6)

II. SER DESAPEGADO E FLEXÍVEL PARA AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS

“Por isso Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu”.

(Gênesis 26:17)

III. RECEBER SUA PRINCIPAL FORÇA NO SEU RELACIONAMENTO COM DEUS

“Dali Isaque foi para Berseba. Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai, Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

(Gênesis 26:23-24)

2. PERSEVERANÇA

Muitos começam bem a jornada em fé, mas as dificuldades, tentações e a prova do tempo são mais fortes, e elas acabam por desistir. Somente os que perseveram vivem as promessas de DEUS, e para isso é necessário:

I. SE MOVA EM FÉ ATÉ VIVER AS PROMESSAS DE DEUS

“Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo”.

(Gênesis 26:12-13)

II. PERSEVERE ATÉ VIVER AS PROMESSAS DE DEUS

“Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra”.

(Gênesis 26:22)

Isaque dependia da água do poço que cavava, da chuva que regava a terra. Isso traz uma lição de fé: “Podemos esperar pela chuva, mas não significa que não podemos cavar poços”. Espere pela chuva, mas cave poços.

III. CONSTRUA PONTES, NÃO MUROS.

“Isaque lhes perguntou: "Por que me vieram ver, uma vez que foram hostis e me mandaram embora? " Eles responderam: "Vimos claramente que o Senhor está contigo; por isso dissemos: Façamos um juramento entre nós... Então Isaque ofereceu-lhes um banquete, e eles comeram e beberam... Depois Isaque os despediu e partiram em paz. Naquele mesmo dia os servos de Isaque vieram falar-lhe sobre o poço que tinham cavado, e disseram: "Achamos água! "

(Gênesis 26:27-32)

CONCLUSÃO:

Para superarmos pelo poder da fé como fez Isaque, é portanto necessário agirmos com convicção e perseverança crendo nas promessas de DEUS. Em tempos de superação aprenda a abençoar e profetizar a benção do SENHOR na sua vida e na vida dos seus amados.

“Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles”.

(Hebreus 11:20)

O que você precisa superar na sua vida? Você está agindo na sua força, ou pelo poder da fé nas promessas de DEUS?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 18/07/2022
Código do texto: T7562022
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.