1.CRER PELO PODER DA FÉ

CRER PELO PODER DA FÉ

(Princípios de fé da vida de Abraão)

Gênesis 12.1-20.

Introdução:

Somos chamados a viver pela fé. Isto é tão importante, que o autor de Hebreus deixou claro o seu significado:

“FÉ é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.”

(Hebreus 11.1-3)

Exercer fé é a essência de vida cristã, você nunca desfrutará de uma vida plena com propósitos se não viver pela fé!

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que ELE existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

(Hebreus 11.6)

Estamos iniciando uma nova série: PODER TRANSFORMADOR DA FÉ, e hoje falaremos sobre a vida do chamado “Pai da Fé”: Abraão.

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas.”

Hebreus 11.8-9

A mensagem de hoje, é CRER PELO PODER DA FÉ, e seremos desafiados a crescermos e desenvolvermos em nossa fé, e para isso é necessário: (Ouvir a Voz de DEUS e Obedecer a Voz de DEUS):

1. OUVIR A VOZ DE DEUS

Para crer e viver pelo poder da fé é necessário obediência e fé. E é essencial ouvirmos a Voz de DEUS, pois ela traz segurança e firmeza. E para ouvirmos a Voz de DEUS é necessário alguns passos a saber:

I. SENSIBILIDADE PARA OUVIR A VOZ DE DEUS

“Então o SENHOR disse a Abrão”

(Gênesis 12.1)

II. DISPONIBILIDADE PARA RENUNCIAR SEU CONFORTO PESSOAL

"Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai”.

(Gênesis 12.1)

III. OBEDIÊNCIA EM FÉ MESMO SEM CONHECER TODOS OS DETALHES

“E vá para a terra que eu lhe mostrarei.”

(Gênesis 12.1)

IV. VISÃO PARA ENXERGAR O PLANO MAIOR ALÉM DO MOMENTO

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.”

(Gênesis 12.2)

2. OBEDIÊNCIA A VOZ DE DEUS

Para crer e viver pelo poder da fé é necessário obediência e fé. E é essencial obedecermos a Voz de DEUS. A obediência gera paz e prosperidade, inclusive nos dias maus. E para obedecermos é necessário alguns passos:

I. DEPENDÊNCIA PARA CONFIAR NA PROVIDÊNCIA E CUIDADO DE DEUS

“Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".

(Gênesis 12.3)

II. LIDERANÇA PARA INFLUENCIAR OUTROS PERTO DE VOCÊ

“Partiu Abrão, como lhe ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.”

(Gênesis 12.4-5)

III. FOCO PARA NÃO DESISTIR DA JORNADA

“Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra.”

(Gênesis 12.6)

IV. GRATIDÃO PELOS PRESENTES RECEBIDOS DURANTE A JORNADA

“O SENHOR apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta terra". Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, que lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.”

(Gênesis 12.7-8)

3. CUIDADO COM OS CAMINHOS SEM JESUS

Caso sua prosperidade não tenha vindo licitamente de DEUS, ela custará muito caro para você e sua casa! Portanto, duas advertências se fazem necessárias para não desviarmos e pararmos de obedecer a Voz de DEUS:

I. PACIÊNCIA PARA ESPERAR UMA NOVA DIREÇÃO DO SENHOR

“Depois Abrão partiu e prosseguiu em direção ao Neguebe. Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa.”

(Gênesis 12.9-10)

II. RECUSAR OFERTAS QUE SÃO FRUTO DO PECADO

“Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio. Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos.”

(Gênesis 12.15-16)

CONCLUSÃO:

Exercer fé é a essência de vida cristã, você nunca desfrutará de uma vida plena com propósitos se não viver pela fé!

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas.”

Hebreus 11.8-9

Sua atitude durante o processo será fundamental para gerar COMO você vai terminar sua jornada. Portanto, se mova em fé e em obediência a Voz de DEUS.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 17/07/2022
Código do texto: T7561443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.