O VALOR DAS PEQUENAS MUDANÇAS - Salmo 24

O VALOR DAS PEQUENAS MUDANÇAS

Salmo 24.1-6

Introdução:

Você valoriza as pequenas mudanças?

Somos uma geração que valoriza a quantidade, as aparências, etc. O muito e a beleza das coisas têm determinado se isso ou aquilo é bom ou aceitável. Este Salmo nos ensina que as pequenas mudanças são belíssimas, pois resultam do amor de Deus por nós. Aprenderemos hoje duas importantes lições sobre as pequenas mudanças.

1. AS PEQUENAS MUDANÇAS SÃO FRUTOS DO AMOR DE DEUS POR NÓS

Este Salmo nos ensina que as pequenas mudanças são belíssimas, pois resultam do amor de Deus por nós.

O salmista nos revela logo nos primeiros versos a grandiosidade de Deus, o Senhor é o criador e ELE pertence todas as coisas (v. 1, 2). Portanto, tudo tem o seu propósito e o seu valor, pois procedem de Deus.

No versículo três ele faz duas perguntas: Quem tem o direito? Quem pode ficar? O nosso relacionamento com Deus não é baseado em legalismo ou regras humanas. Mas, baseado no Amor de Deus por nós (Rm. 5.8). E neste Amor tenho perdão, recomeços, nova vida, etc. Portanto, ninguém é digno de estar na Presença de Deus por seus próprios méritos.

2. AS PEQUENAS MUDANÇAS SÃO FRUTOS DO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS

O salmista cita no versículo quatro, o novo proceder que possuí todos que conhecem a Deus, afinal aquele que está em Cristo é nova criatura (2ºCo. 5.17): É correto no agir, limpo no pensar, não é falso no falar e adora somente a Deus.

No versículo seis ele afirma que este novo proceder é fruto do nosso relacionamento com Deus. Pois, sem o agir do Espírito Santo em nós temos mudanças superficiais, éticas, morais, e religiosas.

Isto é, podemos ter o discurso correto, mas dificuldade em viver aquilo que cremos. Agora em Deus, a nossa transformação é fruto de relacionamento com Jesus, que vai sendo construído pouco a pouco, mas sobre a Rocha. As mudanças, grandes ou pequenas, são reais e permanentes. Vejo nestes versículos que estudamos hoje, pequenas mudanças que o Senhor faz em nossas vidas, que muitas vezes não percebemos ou valorizamos. Pense como era o seu proceder antes de Cristo? E quantas grandes e pequenas mudanças que ELE já realizou em sua vida? Na sua família? Na sua saúde? No seu casamento? Etc.

CONCLUSÃO:

Deixe o Rei da Glória, Jesus Cristo, entrar em seu coração, em sua família (v. 7-10). Pois, o Senhor Deus nos abençoa, nos salva, e nos declara inocentes (v. 5). E produz em nós pequenas mudanças que são frutos do amor de Deus por nós e do nosso relacionamento com ELE.

Portanto, valorize as pequenas mudanças que o Senhor já realizou em você, enquanto aguarda as grandes coisas que virão.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 10/07/2022
Código do texto: T7556369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.