A DECISÃO DE AMAR

A DECISÃO DE AMAR

“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (João 13.1)

Introdução:

Hoje te desafio a amar. Te desafio a seguir os passos de JESUS (1 Jo. 2.6)

“Aquele que afirma que permanece Nele, deve andar como ELE andou’.

(1 João 2:6)

Andar nos passos de JESUS é amar como ELE amou, e amar até o fim. Gosto do termo até o fim, pois todos nós sabemos que é um grande desafio amar as pessoas, e muitas vezes, seremos tentados em deixar de amar algumas delas. Mas, o SENHOR nos desafia a amá-lo com intensidade, pois cheios do amor de DEUS amaremos o nosso próximo como a nós mesmos:

Respondeu Jesus: "Ame o SENHOR, o seu DEUS de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo”

(Mt 22.37-39)

Quem são as pessoas de sua vida? No final das contas, relacionamentos é tudo que realmente importa! O investimento que fazemos nas pessoas com quem nos importamos é o único legado que pode perdurar além da vida aqui na Terra.

“A medida de uma vida, afinal, não é sua duração, mas sua doação.”

(Corrie Ten Boom Sobrevivente do Holocausto – Livro Refugio Secreto)

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.

(1 João 4:7,8)

Como tomar a decisão de amar?

1. TOME A INICIATIVA DE RESTAURAR SEUS RELACIONAMENTOS QUEBRADOS

Existem muitos obstáculos reais para você amar as pessoas e ser amado por elas. Mesmo assim você foi feito para ter relacionamentos. Nos dias de hoje, com tantas correrias, manter relacionamentos íntimos com pessoas é muito desafiador.

“Para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.”

(Efésios 3.17 e 19)

Há pessoas que se você não tomar a iniciativa, elas NUNCA vão tomar! Deus está lhe falando hoje para você tomar a iniciativa. Faça algo drástico, verdadeiramente surpreendente se necessário for para restaurar seus relacionamentos.

NÃO É TEMPO DE QUEIMAR PONTES E SIM CONSTRUIR NOVAS PONTES!

Faça uma lista das pessoas que você precisa restaurar relacionamentos, ore a Deus e as procure antes de você partir ou antes que elas venham partir!

2. EXPLORE COM PROFUNDIDADE O PERDÃO

Se você tivesse apenas um mês para viver, para quem e por que pediria perdão?

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo.”

(Colossenses 3.15)

VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ SOBREVIVER SEM PERDOAR!

A decisão de amar nos conduz ao perdão. O perdão de Cristo é uma ordem, não um conselho ou sugestão. Perdão nada tem a ver com sentimento. Perdoamos porque tomamos uma decisão em obediência à Palavra de Cristo. Você precisa decidir e escolher. Foi ferido, injustiçado? Então decida perdoar. Tome a decisão de amar!

“Quem é destituído do poder de perdoar não tem poder de amar.”

(Martin Luther King Jr.)

“Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.”

(Mateus 6.15)

Faça uma lista de pessoas que você precisa perdoar, e mãos à obra! Comece a ir contra seu ego e orgulho, mas completamente em direção às profundidade do amor de Deus!

3. SUPERE SUAS BARREIRAS PARA CHEGAR A UNIDADE EM AMOR

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

(Efésios 4:15,16)

Para escalar bem e conseguir chegar ao topo dos relacionamentos interpessoais, celebrando a unidade, você precisa passar basicamente por estes três obstáculos:

• Incompreensão - A maioria dos relacionamentos não tem força para subir além das incompreensões. Supere a barreira da comunicação e da interpretação.

• Egoísmo - A maldita síndrome do “eu primeiro” uma doença espiritual maligna e carnal. Supere a barreira do egoísmo. Sempre existirá motivos para não fazer (cansaço, por exemplo), mas a decisão de amor o outro nos leva a realizar, pois o amor é o que o amor faz.

• Erros – Ficamos muitas vezes reféns de nossos erros, e esqueçemos que somos novas criaturas. Supere os seus erros. DEUS já derramou em abundância o Seu Amor em nossos corações, portanto tome a decisão de viver em amor.

Para chegar à unidade significa aceitar as diferenças, ao invés de ficar insistindo numa luta inútil de mudar as pessoas para o seu jeito de ser. Comece a entendê-las e apreciar as diferenças.

“Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.”

(Romanos 15.7)

CONCLUSÃO:

“Os que amam profundamente, jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens.”

(Martinho Lutero)

A bíblia nos desafia a andar em amor, isto significa que devemos tomar a decisão de amar, e para isto é necessário:

1. Tomar a Iniciativa de Restaurar Relacionamentos Quebrados

2. Explorar com Profundidade o Perdão

3. Superar as Barreiras

Para que cheguemos a unidade em amor. Você e eu somos e levamos o Amor de DEUS aonde quer que fomos e estamos. Invista em seus relacionamentos! Viva em amor todos os dias da sua vida.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 08/07/2022
Código do texto: T7554987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.