A RELVA E O ETERNO

A RELVA E O ETERNO

Isaías 40.5-11

No Salmo 8.4 o salmista após refletir sobre a Majestade e as grandiosas obras do Eterno, indagou ao Senhor: “Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem para que com ele te preocupes?”. Este é o pensamento expressado pelo profeta Isaías, que expressa sobre a brevidade do homem. Portanto, em Isaías temos a comparação do Deus Eterno e o homem que tem sua jornada terrena comparada com a da relva do campo.

O profeta fala de um tema importante ao falar do homem, de todas as incertezas da vida, ele fala do inevitável fim de todo ser: a morte. A morte nivela todos os homens, pois ela faz parte do destino de todos (Hebreus 9.27). Em Eclesiastes 7.2-4 faz a comparação do velório e das festas e chega à conclusão que a primeira é melhor do que a segunda, pois reflete sobre a brevidade da vida, com seus desejos fúteis e vaidades.

Além da realidade da morte é necessário termos ciência da realidade de que os humanos estão afastados de Deus (Rm. 3.23). E que somente podemos nos aproximar de Deus devido a Sua misericórdia (Ef. 2.8-9). E isso é difícil reconhecer por causa das tentações do poder, a persuasão da luxuria e nossa incapacidade de satisfação (Agostinho).

Em certa oportunidade o filósofo Sócrates indagou: “Conhece-te a ti mesmo?”. Afinal, quem é o homem segundo a Palavra de Deus, esta criatura feita à imagem e semelhança do Criador, que necessita da misericórdia e cuidados do Senhor constante. Vejamos alguns pontos importantes:

O homem é formado de duas substancias: a material e a imaterial, cada uma delas possui variedades interiores, as muitas facetas do material e imaterial estão unidas para formar o todo de uma pessoa. Pode-se dividir a parte imaterial do homem em: Alma, espírito, coração, consciência, mente, carne, vontade.

Pensando em um estudo mais focado ficaremos com Jeremias 29.13: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”.

CORAÇÃO

O termo coração é empregado mais de 800 vezes, e é usado tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. E se refere ao centro e o controle da vida. É usado para aludir ao homem interior, a essência das muitas facetas de sua personalidades. Dentre elas estão:

É o centro da vida intelectual

• Ele sabe (Dt. 8.5)

• Adquiri conhecimento da Palavra (Sl. 119.11)

• É fonte de maus pensamentos e ações (Mt. 15.19-20)

• Possui propósitos e pensa (Hb 4.12)

• Pode ser enganoso (Jr. 17.9)

• É capaz de escolher (Êx. 7.22-23)

É o centro da vida emocional

• Ele ama (Dt. 6.5)

• Se alegra e anima (Sl. 104-15; Is. 30.29)

• Pode ficar triste (Ne. 2.2; Rm 9.2)

• Possui desejos (Sl. 37.4)

• Pode ficar amargurado (Sl. 73.21)

É o centro da vida espiritual

• Crê para a justiça (Rm. 10.9-10)

• É a morada do Pai (1° Pe. 3.15)

• É a morada do Filho (Ef. 3.17)

• É a morada do Espírito Santo (2° Co. 1.22)

• Ele busca (Dt. 4.29)

• Deve ser puro (1° Tm. 1.5; Hb. 10.22)

Portanto:

O convite de Deus em Isaías 40 é que todo homem se aproxime de Deus, pois ELE é o Pastor que cuida, conduz, ajunta e carrega no colo os Seus cordeirinhos (Is. 40.11).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 05/07/2022
Código do texto: T7552813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.