O CHAMADO DE QUATRO PESCADORES

O CHAMADO DE QUATRO PESCADORES

Mateus 4.18-22

Introdução:

Você já foi chamado por Deus?

Gosto de ler sobre o chamado ministerial dos servos de Deus, eram pessoas comuns que foram chamados a realizar a vontade de Deus, proclamando o Reino de Deus em seus dias. No estudo de hoje veremos o chamado de alguns discípulos, que foram chamados por Jesus, e posteriormente seriam responsáveis a levar o Reino de Deus a toda criatura até os confins da terra. Estudaremos três importantes lições para que cumpramos o nosso chamado ministerial com excelência, a saber:

1. LIÇÃO: SOMENTE QUANDO NOS ENCONTRAMOS COM JESUS TEMOS A NOSSA VIDA PLENAMENTE TRANSFORMADA

• O Senhor foi até o lago, andou até os discípulos e os chamou. Jesus vem até o lugar onde estamos nos encontra e transforma as nossas vidas. Cristo viu os discípulos e o chamou (4.18). E ELE também nos vê e nos chama. Você já teve esse encontro com Deus? E como anda o seu encontro diário com Jesus?

• Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia, quando encontrou os discípulos (4.18), ELE não estava no Templo ou em alguma atividade religiosa, mas no lago, assim como os discípulos (4.18). E isso nos mostra que Jesus age e está presente em nosso cotidiano, e precisamos viver pela fé para desfrutar plenamente a vontade de Deus para as nossas vidas (Rm. 1.17). Como anda a sua fé em Cristo?

2. LIÇÃO: SOMENTE QUANDO SOMOS FIÉIS NO POUCO SOMOS ACRESCENTADOS NO MUITO

• Os pescadores estavam pescando quando receberam o chamado para o ministério (4.18). Existem diversos textos que pessoas são chamadas para a obra de Deus enquanto exerciam atividades comuns, quando somos fiéis no pouco o muito nos é acrescentado (Mt. 25.23). Você está sendo fiel naquilo que o Senhor colocou em sua mão?

• Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois pescadores que estavam trabalhando com o pai deles e os chama. Quem honra os pais, honra a Deus também (Ef. 6.2). Honrar significa amar a pessoa além das falhas, oferecendo o seu melhor para ela. Pois, aquele que honra o próximo se torna um instrumento poderoso na mão de Deus. Quais são as pessoas que precisamos aprender a honrar?

3. LIÇÃO: SOMENTE QUANDO APRENDEMOS DE CRISTO COMO FAZER EXECUTAMOS COM EXCELÊNCIA O CHAMADO

• Os pescadores são chamados para se tornarem pescadores de homens (4.19). É interessante notar que Jesus nos chama para sermos usados por Deus a partir do lugar onde já estamos. Lugares e pessoas que estão ao nosso redor e que fazem parte do nosso cotidiano e precisamos levar o Reino de Deus até elas (Mc. 16.15). Você está disposto a ser usado por Deus todos os dias?

• Cumprir o chamado de Deus pode gerar medo e insegurança (2Tm. 1.7), mas neste texto aprendemos: 1º Ter a certeza que foi Deus que nos chamou trás segurança (4.19, 21); 2º A Presença de Jesus nos faz ousados (4.19); 3º Aprender de Jesus como fazer/cumprir o ministério (4.19); 4º Estar pronto para largar carreira, família, enfim deixar tudo, para cumprir o chamado (4.20, 22);

CONCLUSÃO:

Todos nós temos o livre arbítrio, muitos postergam o chamado de Deus, outros o rejeitam completamente o plano de Deus para as suas vidas. Mas, aprendo muito com a reação dos discípulos: “Então eles largaram logo as redes”, “No mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ELE”. (4.20,22). Sejamos assim também prontos para o chamado de Deus para as nossas vidas, colocando em prática as três importantes lições que aprendemos no estudo de hoje.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 03/07/2022
Código do texto: T7551250
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.