3. OS MANSOS - Série Bem Aventurados

BEM AVENTURADOS OS MANSOS

Mateus 5.5

INTRODUÇÃO:

O que as nossas atitudes tem a dizer sobre nós? Nesta bem aventuranças somos chamados a refletir sobre o que somos de verdade. Pois, podemos ter o discurso certo, o conhecimento correto, mas no dia mau como reagimos?

O que Jesus tem a dizer sobre as nossas reações diante das injustiças da vida? Em tempos de individualismo, Jesus nos ensina que felizes são os mansos, pois eles receberão a terra por herança (Mt. 5.5).

É bom relembrar que o Senhor Jesus está nos ensinando novas práticas, novos hábitos. Ser manso é agir como filho de Deus, como cidadão do Reino dos céus: “Pois, ao servo do Senhor não brigar, mas, sim, ser amável para com todos”. 2Tm. 2.24.

• NOS PASSOS DE JESUS

“Aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (Mt. 11.29)

• SEJA INTENCIONAL

“Você, porém, homem de Deus... busque a mansidão”. (1Tm. 6.11)

• FRUTO DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS

“Mas, o fruto do Espírito... É mansidão”. (Gl. 5.23)

SER MANSO É:

• Falar com Brandura

(“A resposta calma desvia a fúria, mas a resposta ríspida desperta a ira”. Pv. 15.1)

• Restaurar Amorosamente a Pessoa que Falhou

(“Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão”. Gl. 6.1).

• Responder e Agir com Paciência

(“Antes santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo façam isso com mansidão e respeito... De forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, por que estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias”. 1Pe. 3.15-16).

• Ter uma Beleza Interior Inigualável

(“Esteja no seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito manso e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”. 1Pe. 3.4).

FELIZES OS MANSOS:

• Fazem o Bem a todos

(“Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam”. Lc. 6.27)

• Abençoa e Ora por todos

(“Abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam”. Lc. 6.28)

• Não faz Justiça Própria quando é Prejudicado

(“Se você bater em você numa face, ofereça-lhe a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica”. Lc. 6.29).

• Reparte seus Bens Materiais com todos

(“Dê a todo aquele que pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva”. Lc. 6.30).

• Semeia Amor nos Relacionamentos

(“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles”. Lc. 6.31).

RECEBERÃO A TERRA POR HERANÇA

• Nova Forma de Ver a Vida: SUPORTAM O OUTRO

(“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda... mansidão. Suportem uns aos outros”. Cl. 3.12-13).

• Restauração de Relacionamentos: PERDOAM COMO FORAM PERDOADOS

(“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda... mansidão... Perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. Cl. 3.12-13).

• Nova Vida / Nova História: VIVEM O AMOR DE DEUS

(“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda... mansidão. Acima de tudo, porém, revistam-se de amor, que é o elo perfeito”. Cl. 3.12, 14).

CONCLUSÃO:

Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt. 5.5). Estamos sujeitos a passar por injustiças na vida, mas diante delas sejamos mansos como Jesus, aprendamos com ELE como reagir diante das situações adversas, pois na mansidão de Cristo encontramos descanso para as nossas almas (Mt. 11.29).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 26/06/2022
Código do texto: T7545957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.