Sinais de que você precisa de autoconhecimento

𝐎 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐥𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐩𝐞𝐫𝐭𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐟ú𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐬𝐮𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐮𝐥𝐬𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞

A pessoa que não se conhece transforma simples problemas em catástrofes, reagindo com raiva às situações.

𝐀 𝐨𝐩𝐢𝐧𝐢ã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐦 𝐮𝐦𝐚 𝐞𝐧𝐨𝐫𝐦𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭â𝐧𝐜𝐢𝐚

A pessoa que não se conhece, não sabe nada sobre sua essência. A dependência da opinião alheia é resultado da ausência de conhecimento para que seja feita uma autoavaliação. Quem disse que você precisa ser perfeito? Todo mundo erra, faz parte do nosso Ser. Porém, para uma pessoa que não se conhece, errar é quase sentenciar-se a morte. Por isso que aquele que não se conhece quando erra tende a se depreciar, construindo uma imagem ruim e cruel de si.

𝐃𝐢𝐟𝐢𝐜𝐮𝐥𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐥𝐢𝐝𝐚𝐫 𝐜𝐨𝐦 𝐨𝐬 𝐩𝐫ó𝐩𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐞𝐫𝐫𝐨𝐬

Para quem não se conhece tomar de decisões é uma tortura, um martírio. A pessoa é invadida por insegurança e medos, fazendo com que suas escolhas sejam sempre desagradáveis. O resultado disso? Arrependimento, culpa, raiva, por não ser autoconfiante, por não ter feito a escolha correta. Aquele que não se conhece, até mesmo dizer Sim e Não - se torna um desafio.

𝐔𝐦𝐚 𝐯𝐢𝐝𝐚 𝐬𝐞𝐦 𝐚𝐮𝐭𝐞𝐧𝐭𝐢𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞

A vida de quem não se conhece é limitada e carece de atrativos, a pessoa anula suas próprias vontades em função dos outros.

𝐎 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨 𝐠𝐞𝐫𝐚 𝐦𝐞𝐝𝐨 𝐞 𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐧ã𝐨 é 𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝á𝐯𝐞𝐥

A pessoa que não se conhece fica perdida e não consegue projetar coisas positivas para o seu futuro. E pra lá que ela se lança, mas em excesso, mas o seu futuro parece ser sempre catastrófico, como uma possível tragédia. O futuro para quem não se conhece é trágico, incômodo, justamente porque a pessoa não se vê capaz de lidar com os desafios que virão. Se o futuro gera todo esse tormento e inquietação, o presente não é diferente.

O presente de quem não se conhece, geralmente, é triste e desagradável – porque está sempre faltando algo. Insegurança, arrependimentos, medo, culpa, são fatores que contribuem para que isso aconteça, pois a pessoa perde tempo e se distrai com coisas sem muita importância, esquecendo de admirar o presente como merece.

𝐎 𝐦𝐞𝐝𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐨𝐥𝐢𝐝ã𝐨 𝐞 𝐝𝐚 𝐩𝐫ó𝐩𝐫𝐢𝐚 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯𝐢𝐝𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞

Você consegue sair para se divertir com alguém que não conhece? Estranho não é? Mas é bem assim que uma pessoa que não se conhece se sente quando está sozinha: um alguém estranho, desconhecido. Sem autoconhecimento a pessoa não consegue ter momentos agradáveis na melhor companhia: dela mesma. Se divertir, ler um bom livro, frequentar um ambiente legal, para quem não conhece é difícil, ela não quer ir, não se permite, justamente porque nem sabe do que gosta.

Psicólogo Luis
Enviado por Psicólogo Luis em 23/06/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7544246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.