DEUS PASTOR

DEUS PASTOR

Isaías 40.11

Introdução: Quem é Deus para você? Sei que a Bíblia nos fornece muitas informações sobre quem é Deus, mas hoje gostaria de pensar em uma declaração do profeta Isaías que diz: “Como Pastor ELE cuida de Seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias”. (Isaías 40.11). Eis uma excelente e verdadeira definição de Deus!

Como ver Deus como Pastor pode impactar as nossas vidas? É isso que estudaremos hoje:

Outras partes da Bíblia cita Deus como Pastor:

• 1º Pedro 5.2-4: “Deus o Supremo Pastor”;

• Salmo 23.1: “O Senhor é o meu Pastor”;

• Miquéias 5.2: “Pois, de ti virá o líder que, como Pastor, conduzirá... o meu povo”;

Jesus afirma ser o Pastor citado na Bíblia: “Eu Sou o Bom Pastor” (Jo. 10.11):

Eu gosto muito de ver Jesus citando a Bíblia, e aqui ELE usa o termo EU SOU que é citado por Deus no Pentateuco, portanto nesta declaração Jesus está afirmando ser Deus, e como ELE se relaciona com o Seu povo. A analogia pastor e ovelha era bem entendido nos tempos bíblicos, e não é por acaso que é citado. A ovelha ao contrário de outros animais é extremamente dependente do pastor como vemos no Salmo 23:

• A ovelha tem um pastor especifico que cuida integralmente dela: conduzindo-a verdes pastagens e as águas tranquilas (v. 2), restaura as forças (v. 3), em vales de trevas e mortes o pastor está com ela protegendo-a com a vara e com o cajado pastoral (v. 4).

• E Isaías afirma o cuidado do Deus Pastor que cuida de Suas ovelhas integralmente, carregando-as no colo e conduzindo com cuidado (Is. 40.11);

Disse Jesus: “Eu Sou o Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”. (João 10.14):

Pastor e Ovelhas:

Neste versículo Jesus está declarando o tipo de relacionamento que ELE quer ter conosco: Pastor e ovelhas. Como já dissemos, o motivo é a total dependência da ovelha em relação ao pastor, diferentemente do gato. O gato é um animal independente em relação ao dono, que normalmente se aproxima do dono quando deseja carinho, ou está com fome. Alguns são assim também! Só se aproximam de Deus quando estão necessitados de carinho ou de algum milagre. E não é este tipo de relacionamento que o Senhor deseja ter conosco.

Reconhecer a Voz de Deus:

Para ovelha reconhecer a voz do pastor ela precisa ouvir muitas e muitas vezes durante o dia, e quando ela reconhece não segue outras vozes (Jo. 10.8). Da mesma forma, precisamos ouvir constantemente a Voz de Jesus para não seguir as vozes estranhas.

Conhecer a Deus:

Como anda o seu conhecimento sobre Deus? Deus não está oculto ou escondido de nós. O Bom Pastor, Jesus Cristo, quer se revelar a nós todos os dias. Pois, ELE nos conhece e quer que nós também o conheçamos. E para conhecer a Deus é necessário: tempo e dedicação.

Cuidado de Deus:

ELE demonstra o Seu cuidado para conosco, suas ovelhas, nos ajuntando em Seus braços, nos carregando no colo quando estamos feridos, e nos conduzindo amorosamente a cada momento (Isaías 40.11). Como ovelhas precisamos ser gratos por Seu cuidado e amor.

Disse Jesus: “Eu Sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a Sua vida pelas ovelhas”. (João 10.11)

Nesta analogia fica claro o amor que Jesus tem por nós. ELE nos ama e demonstrou o Seu amor por nós morrendo na cruz por nossos pecados, para que todo aquele que NELE crer tenha a vida eterna (Jo. 3.16). Você já aceitou o perdão incondicional que Jesus te oferece?

CONCLUSÃO:

Jesus é o Bom Pastor, que cuida de Seu rebanho, que ajunta os cordeiros e os carrega no colo, que nos conduz com cuidado. Portanto, em tratando de relacionamento com Deus, não seja independente como o gato, mas dependente e obediente como a ovelha.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 17/06/2022
Código do texto: T7539360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.