Manso e Humilde

MANSO E HUMILDE

Mateus 11.28-30

Introdução: Em tempos de intolerância, ódio e violência. Como lidar com pessoas difíceis? Como se tornar uma pessoa amável, da qual todos queiram estar ao lado. Como ser luz do mundo e sal da terra nos dias atuais? Como se comportar em momentos de grande stress?

No estudo de hoje aprenderemos como viver uma nova história em nossos relacionamentos a partir de um coração manso e humilde:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

(Mateus 11:28-30)

Aos que estão cansados e sobrecarregados em seus relacionamentos, JESUS os convida a desfrutar o descanso e a viver uma nova história

"Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”.

(Mateus 11:28)

O tema da Mensagem é: MANSO E HUMILDE, e nestes versículos aprenderemos duas importantes verdades, a saber:

1. APRENDAM A TER UM CORAÇÃO MANSO

• Ser Manso significa ser gentil, brando, tolerante, amável e pacifico. Ser Manso é o resultado de uma decisão de um homem forte de controlar as suas reações, em submissão a DEUS. É um equilíbrio que deriva da firme confiança em DEUS, e não da fraqueza ou temor. Para entendermos é necessário olharmos para a vida de JESUS:

“Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.

(Mateus 11.29)

• Para desenvolvermos um coração manso é necessário:

a) Ser Intencional

“Você, porém, homem de Deus... busque a mansidão”. (1Tm. 6.11)

b) Escolher Não Brigar

“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor”.

(2 Timóteo 2:24)

• Para controlar o temperamento é necessário viver a P. A. S. (Perdoar, Amar, e Suportar):

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”.

(Colossenses 3:13,14)

c) Domine as suas Reações:

• Somos responsáveis por nossas reações, não reaja conforme as emoções do momento, você pode seguir o exemplo de JESUS:

“Para isso vocês foram chamados, pois também CRISTO sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça”.

(1 Pedro 2:21-23)

2. APRENDAM A TER UM CORAÇÃO HUMILDE

• Ser humilde é agir com submissão, simplicidade e responsabilidade, sem arrogância, prepotência ou soberba. Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole.

“Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.

(Mateus 11.29)

• Para desenvolvermos um coração humilde precisamos enxergar e servir o próximo

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”.

(Filipenses 2:3,4)

• Para desenvolvermos um coração humilde precisamos ter a mesma atitude que teve JESUS:

“Seja a atitude de vocês a mesma de CRISTO JESUS, que, embora sendo DEUS, não considerou que o ser igual a DEUS era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz”.

(Filipenses 2:5-8)

a) Esvazie-se

Seja a atitude de vocês a mesma de CRISTO JESUS, que, embora sendo DEUS, ...esvaziou-se a si mesmo”.

(Filipenses 2.5-7)

b) Seja Servo

“Seja a atitude de vocês a mesma de CRISTO JESUS, que, embora sendo Deus, ...vindo a ser servo”.

(Filipenses 2.5-7)

c) Humilhe-se

“Seja a atitude de vocês a mesma de CRISTO JESUS, que, embora sendo DEUS, ...humilhou-se a si mesmo”

(Filipenses 2.5, 8)

d) Seja Obediente

“Seja a atitude de vocês a mesma de CRISTO JESUS, que, embora sendo DEUS, ...foi obediente até à morte, e morte de cruz”.

(Filipenses 2.5, 8)

CONCLUSÃO: Nestes dias de intolerância, ódio e violência, somos chamados a termos o mesmo Coração de JESUS, manso e humilde. Somos chamados a abandonar as velhas vestes, e sermos profundos e cheios de humildade e mansidão:

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”.

(Colossenses 3:12)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 16/06/2022
Código do texto: T7538789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.