Depois da tempestade não vem a calmaria

Desde sempre ouvimos que depois da tempestade chega a bonança. Mas quer saber de uma coisa? Sempre estiveram equivocados sobre isso. Há alguns dias teve uma chuva forte na região onde moro depois de algumas semanas sem chover. Foi uma chuva devastadora, com ventos fortes e impiedosos, levando embora a energia elétrica e nos deixando sem internet por algumas horas. Era já o final da tarde quando a tempestade começou, estendendo-se pelo começo da noite. E quando a chuva enfim terminou ficou à mostra os seus efeitos. E, não. Não foram efeitos de calmaria ou bonança como podemos pensar. É depois da tempestade que temos ainda mais trabalho a fazer.

Durante a forte chuva nossa obrigação é procurar por formas de nos manter seguros e vivos. A gente se assusta com as trovoadas, com a ventania na janela, com o intensificar das águas que despencam do céu. Podemos até mesmo acabar assombrados pelo falhar da luz que não resiste e se apaga. Fechamos os olhos a depender da situação. Ficamos imóveis. Esperamos pelo fim da tempestade. Mas quando ela acaba e podemos contemplar as suas consequências, vemos as folhas que foram arrancadas das árvores, os galhos que voaram até o nosso quintal, a poeira que deixou sujo o nosso chão, os arranhões nas vidraças e os buracos nas janelas. É quando entendemos que teremos muito a fazer afim de restaurar nossa casa. E até que as restaurações e a limpeza sejam feitas, teremos momentos de demasiado e, por vezes, árduo trabalho.

Na vida é o mesmo. Então não se culpe quando, depois da tempestade, estiver se sentindo mais exausto do que quando ela começou ainda que digam a você que já não faz mais sentido chorar por algo que aconteceu, lamentar-se por algo que acabou, ficar triste e desconsolado por algo que trouxe decepção. Não se culpe porque ao passar dessas intempéries você terá uma vida para restaurar. É como alguém que vive em um relacionamento abusivo, por exemplo. Quando essa pessoa enfim colocar um ponto final naquela relação não quer dizer que no minuto seguinte estará de volta sorrindo para a vida. Há feridas que precisam cicatrizar. Há dores que precisam ser tratadas. Há lágrimas que precisam ser colhidas. Há uma restauração a ser feita naquele coração despedaçado. E nós precisamos respeitar o nosso tempo de reconstrução. Para alguns, assim que a tempestade acabar, a reforma começará instantaneamente. Outros sentirão a necessidade de avaliar melhor os estragos. E ainda outros precisarão de um tempo para que possam entender o que foi realmente perdido e o que ficou, para que então possam decidir o que fazer. O fato é que depois da tempestade vem o trabalho de reparação. E, então, com as coisas devidamente renovadas, a calmaria poderá ser desfrutada.

(Texto de @Amilton.Jnior)