A razão das coisas

Na vida somos submetidos às mais diferentes situações, não é verdade? E tudo acontece tão depressa em dados momentos... Em uma hora estamos rodeados por amigos queridos e especiais dando risadas altas e contagiantes, esquecendo-nos de nossos problemas, afastando-nos, ainda que temporariamente, das muitas obrigações que se colocam às nossas costas. Mas na hora seguinte tudo muda. Podemos receber uma notícia devastadora. E aquela alegria embriagante se afasta como o dia se vai quando a noite chega. E ficamos cheios de dúvidas, paralisados, tentando entender a razão das coisas, a fragilidade humana. É quando somos confrontados pelo fato de que sempre teremos que conviver com certa dualidade da existência – ela tem seus momentos inspiradores, mas também reserva instantes de dor. Mas é no choro que reconhecemos a importância e o valor do riso. Ou, nas palavras de Jean Rostand, “é durante a noite que é belo acreditar na luz”.

O que acontece durante a noite é que sabemos que o dia vem. Ou, como melhor expresso pelas palavras de Thiago de Mello, “faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar”. Assim sendo, as coisas amargas existem para que possamos respeitar a preciosidade das coisas doces. E as coisas doces existem para nos consolar das coisas amargas. De maneira que tudo na vida tem um sentido, um significado, uma razão de ser. Ainda que não consigamos encontrar respostas no momento em que as queremos. Mas em alguma hora elas virão e esclarecerão os nossos olhos chorosos.

E é belo acreditar na luz durante a noite porque, mesmo no meio da tempestade, sentindo as rajadas de vento se chocarem contra o nosso rosto e as gotas pesadas agredirem o nosso corpo, a esperança que nos permite seguir em frente e lutar contra as adversidades reside no fato de que tudo aquilo vai passar, vai acabar, enfim terminar e poderemos retomar nossas vidas. É aquela esperança de que, apesar dos pesares, sempre haverá algo bom a ser desfrutado no encontro com a vida. A gente só não pode desistir. Só não podemos nos entregar às dificuldades pensando que a existência é só isso mesmo, porque não, ela não é. Não deixe de cantar em meio à escuridão, porque a luz voltará a raiar.

(Texto de @Amilton.Jnior)