Discursos empoderados que não empoderam.

Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre discursos e vou começar pelo meu: Eu já postei nas minhas redes sociais o quanto fiquei entusiasmada em ver que uma cantora brasileira como a Anitta chegou onde disse que ia chegar e isso demonstra a garra dessa garota, pois nem de longe é fácil fazer fama, principalmente fama mundial saindo de um país subdesenvolvido como o nosso. Mas gostaria de pontuar algo - achar a Anitta guerreira e focada é uma coisa, concordar com os discursos dela é uma outra questão e muitos discursos da mesma, não me convencem. Discursos esses que não vêm sendo perpetuados somente por ela, mas por uma série de famosas e eu resolvi refletir um pouco com vocês sobre o que é empoderamento e o que é escolha pessoal.

Começo então esse debate falando sobre a minha escolha pessoal em tirar fotos de biquíni ou de fazer um ensaio fotográfico sensual - são coisas que gosto de fazer, porém, são ESCOLHAS PESSOAIS, eu gosto e isso é algo meu, ponto final! Por outro lado, existem mulheres que tentam justificar essas e outras escolhas pessoais por trás de discursos de empoderamento. Primeiramente, gostaria de relembrar que muitas mulheres que já lutaram por mudanças significativas na realidade feminina, nem sequer tinham redes sociais, muitas não ligaram suas câmeras e rebolaram e não é errado fazer qualquer dessas coisas, mas é extremamente imprudente atrelar isso ao feminismo. Então, quando você for gravar seu vídeo rebolando, quando for usar roupas extremamente sensuais, quando for mostrar suas celulites para mostrar que tem orgulho do seu corpo (e tenha mesmo! ♥️), quando for mostrar sua axila cheia de pelos para protestar pelos esteriótipos femininos saiba que essa é sua ESCOLHA PESSOAL E ISSO NÃO TEM NADA A VER COM EMPODERAMENTO OU FEMINISMO! (COBAIN, JÉSSICA)