Novo dia. Nova vida!

Você já deve ter ouvido aquela frase “só se vive uma vez” sempre atrelada a algum discurso encorajador para que você faça o que tem vontade, sonhe quantos sonhos puder e encare a vida com mais vontade por vivê-la. Esses discursos não precisam ser desmerecidos. Mas talvez a justificativa do “só se vive uma vez” seja mais uma falácia que nos acostumamos a repetir.

“Você vive apenas uma vez? Falso! Você vive todos os dias e morre apenas uma vez”.

Dwight Schrute soube criar uma bela alternativa para a máximo do “só se vive uma vez”, porque não é verdade. A existência pode ser única. Nunca mais haverá outra como essa. Mas viver? Nós vivemos e revivemos desde que nascemos. Caímos e levantamos, não é verdade? Foi assim que aprendemos a andar. E quando passamos a encarar a vida como algo repleta de recomeços as coisas podem se tornar mais leves. Nossos fracassos podem ser encarados a partir de perspectivas diferentes e deixam de ser considerados fracassos para que sejam vistos como tentativas que não deram certo. Porque fracasso é quando desistimos da vida. Já as tentativas podem ser tentadas quantas vezes quisermos.

É claro que não podemos perder de vista o importante fator “finitude”. Há um fim. E assim como renascemos todos os dias, é para esse fim que nos encaminhamos a cada renascer. Não sabemos quando será. Nem precisamos. Basta sabermos que ele existe para que possamos viver com mais sobriedade e sabedoria. Investindo o nosso tempo no que é útil. Utilizando os erros não como desculpas para desistir, mas como oportunidades para a nossa reflexão: o que fiz de errado? Quais passos devo evitar? O que eu deixei de ver? Será que é por aqui mesmo que devo caminhar? Os erros que cometemos, ao invés de serem vistos como o fim da linha, devem ser observados como possibilidades de amadurecimento. É quando paramos a correria. Retomamos o fôlego. Visualizamos o horizonte diante dos nossos olhos e, então, podemos concluir se vale ou não a pena continuar por aquela estrada. Talvez sim. Talvez ela tenha sido feita para nós. Mas talvez não. Talvez esteja na hora de tentar caminhos alternativos.

A existência é única. O viver é constante. Um novo dia pode significar uma vida nova. O ontem serve de inspiração e reflexão para o amanhã que construímos hoje. Haverá outras oportunidades e possibilidades. Apenas não se deixe enganar pelos extremos: não somos eternos para vivermos no erro nem somos tão efêmeros para não nos darmos ao direito de cometer deslizes. Somos seres finitos que caminham todos os dias rumo a um destino desconhecido. Mas até lá temos passos a dar, paisagens a contemplar e sorrisos a conhecer. Que saibamos utilizar o tempo para que cada pequenina experiência seja usufruída com a importância que possui.

(Texto de @Amilton.Jnior)