E se não der certo?

A vida apresenta um leque de possibilidades. E cada um de nós pode fazer a sua própria escolha. Uns a farão com facilidade invejável, com destreza impressionante, com uma paz e uma certeza inspiradoras. Outros não. Diante de tantas possibilidades, tendo que decidir por alguma delas, irão se sentir preocupados pelas renúncias que estarão fazendo, pelas consequências daquilo que estão escolhendo, pelo futuro pelo qual estão decidindo no simples ato de escolher. Não entendem uma coisa simples, um fato sutil: tudo bem que não dê certo de primeira, de segunda nem de terceira; o importante é que a gente continue na tentativa de ser feliz.

E fazer escolhas equivocadas é natural. Às vezes, por falta de um conhecimento próprio, a gente pensa precisar de algo, mas acabamos descobrindo que era apenas impressão, na realidade não precisávamos, foi um gasto desnecessário. Mas isso também não quer dizer que a vida acabou ali. Da próxima vez iremos refletir melhor, pesar na balança os pontos e tomar uma decisão mais crítica. Em outros momentos, mesmo sendo algo que precisávamos, não era o que nos serviria. É como alguém que vai à loja, compra uma camiseta e leva de presente para outra pessoa. O presenteado desembrulha a embalagem todo agradecido, mas na hora de vestir... Ou a peça ficou larga demais ou apertada ao extremo. Ele precisava, mas não serviu. Quer dizer que a vida acabou? Ele pode voltar à loja, dizer que precisa fazer uma troca, que foi presentear na melhor das intenções, mas que não soube fazer uma boa escolha, mas agora, com mais conhecimento, ele está ali para acertar.

Na vida é assim. Você não deve comparar o seu crescimento com o crescimento dos outros. Não deve comparar os seus acertos com os acertos dos outros. Não deve se medir a partir da régua dos outros. Compare-se a si mesmo. Está melhor hoje do que esteve na semana passada? É por aí que o seu progresso deve ser analisado. E, diante daquilo que não deu certo, apenas pense que foi uma experiência enriquecedora. Você aprendeu um pouco mais sobre si e sobre os outros. Mas a vida continua. Outras oportunidades virão. E outras escolhas poderão ser feitas. Na próxima você acerta. Já dizia Cazuza: “E se não der certo, meu coração é esperto, não vai parar de bater”.

(Texto de @Amilton.Jnior)