Sonhar a Paz

O SONHO é de PAZ e o pesadelo é de guerra!

A paz e a guerra estão dentro de nós, em estado de tensão fraca ou forte. Em alguns momentos na vida, nos inclinamos a atitude de paz, e em outros, de guerra. É livre pontuar, que, em qualquer circunstâncias, estamos impelidos a agir com violência ou não, dependendo, do quanto fomos afetados, exacerbando nossas emoções, limitando os nossos desejos, e isso se dá por vários motivos como o medo; sensação de incapacidade; expectativas frustradas, ameaças constantes da nossa integridade física ou psicológica.

É muito fácil dizer que temos sempre que agir com a paz, contudo, em alguns momentos, não o conseguimos e nos sentimos frustrados e culpados. Esse sentimento de culpa é aliviado quando isso não traz tanta repercussão quanto imaginávamos, do contrário, será motivo para nos maldizermos pelas perdas que tivemos e é difícil dimensionar o estrago e mais ainda o reparo do resultado daquele conflito, que terá que ser feito.

Ações não refletidas, angústias não amenizadas, podem nos fazer entrar num ciclo de pensamentos e ações conflituosas. Quando os conflitos são só internos, minamos nossas energias, entrando num processo de ansiedade e depressão, nos fazendo reagir a tudo e a todos, dificultando nossas relações e atingindo nossos mais preciosos afetos. Isso se dá de forma inconsciente que quando nos damos conta, magoamos quem mais amamos.

Por isso SONHAR com a paz leva-nos a refletir o quão podemos gerir nossas vidas com atitudes que favorecem nossa paz interna e externa. Sonhar com a paz é ter atitudes mais assertivas, reflexivas, é ter vontade, ter coragem! A paz é afastar o pesadelo da guerra!