SÓ FALTA OS PEIXES VOAREM

Algo bem engraçado aconteceu quando eu era criança e que até hoje, sempre que eu lembro, dou altas gargalhadas de mim mesmo!

Depois de mais ou menos um ano que um vizinho, um menino um pouco mais velho que eu, que morava numa casa que ficava atrás da minha mudou com a família para outra cidade, chegou uma carta na casa a qual ele morava e, como não havia mais moradores lá e nem tínhamos mais contato com a família que ali habitava, meu irmão pegou a correspondência e abriu. Eis que era uma cobrança da biblioteca do bairro, dizendo que o antigo morador deveria devolver um livro o qual havia tomado de empréstimo, cujo título era O Peixe Que Queria Voar. Pois não é que eu havia ficado espantado e entendido que ele havia pego um livro e que, se não devolvesse, um peixe iria voar!

Esta minha lembrança da infância, além da situação cômica a qual passei, também traz à tona dois problemas seríssimos de grande parte dos brasileiros, ainda mais sendo adultos. Em primeiro, trata-se da dificuldade de compreensão ao ouvir ou ler textos, o problema do analfabetismo funcional é crônico e nem sequer preciso de falar sobre o que isso impacta na comunicação e o quanto as pessoas caem em fake news diariamente. Em segundo, o péssimo hábito que o povo tem de pegar algo emprestado e não devolver, o que também dispensa qualquer comentário!

Nosso país tem uma gigantesca e vasta bacia hidrográfica, bem como milhares de quilômetros de faixa litorânea banhada pelo Atlântico, logo, peixes temos em demasia. Assim sendo, o terreno da imaginação está bem fértil com tanta gente interpretando erroneamente teor de mensagens e não devolvendo o que pegam dos outros, então só falta os peixes todos voarem, iria haver cardumes maiores que os de sardinha nos nossos céus.