Aos poucos

Vivemos com pressa. Hoje em dia aumentamos a velocidade do áudio das pessoas porque queremos ouvir logo de uma vez o que é que elas estão querendo. Não temos paciência nem com os nossos filhos! Uma hora estão demorando demais para falar, na outra estão lentos demais para começar a andar, mais tarde é porque não conseguem logo alcançar a nota mais alta na sala de aula, e então queremos logo que cresçam e se tornem independentes. Ou então, quando somos contratados, queremos que os dias de trabalho voem, queremos que o aumento do nosso salário seja amanhã, queremos que aquela promoção prometida aconteça no próximo mês. Queremos que o semáforo abra mais depressa, queremos que aquele senhor à nossa frente aumente os passos, queremos que o relógio ande mais rápido. A gente quer que a vida aconteça numa velocidade ideal para que não soframos dores, ansiedades, angústias e nos esquecemos que nessa de apressarmos a vida a gente perde de viver conquistas, sentir amores e enxergar belezas.

“Um dia de cada vez que é para não perder as boas surpresas da vida”.

Essas palavras são de Clarice Lispector e expressam por si só o que estou tentando dizer com esses parágrafos. No ano passado tive o prazer de conversar com uma psicóloga sobre o fato de as pessoas quererem apressar a vida o tempo todo. Leia só o que ela respondeu: “Quando você tenta acelerar o tempo, quando você tenta fazer as coisas com pressa, você não está vivendo o aqui e o agora. E você acaba perdendo coisas. E quando chega o momento da sua morte você percebe o quanto não viveu”. Forte, não é mesmo? A gente apressa tanto as coisas que não nos damos conta do quanto acabamos nos aproximando da finitude da vida. E o pior! Sem aproveitar coisa alguma.

E a vida é cheia de tantas e belíssimas surpresas. Mas elas são discretas. Simples em muitas ocasiões. Imperceptíveis àquele que anda distraído com a correria do tempo. Mas aquele que interrompe sua pressa afim de sentir a vida em seu coração, o ar em seu pulmão, a natureza em sua pele, aquele que se conecta com o presente quando está consigo mesmo e com as pessoas, este consegue ver beleza onde ninguém mais enxerga. O desabrochar de uma flor pode lhe ensinar alguma lição. A demonstração de afeto de um cachorrinho pode enchê-lo de emoção. As palavras inocentes de uma criança podem alegrar o seu dia. Isso porque ele não estava com pressa. Quando viu a flor não pisou em cima dela. Quando viu o cachorro não bateu o pé para que ele saísse da frente. Quando viu a criança não a ignorou por se achar mais inteligente e sábio do que ela. Percebe o que quero dizer? Vive de verdade quem encontra riqueza na simplicidade.

Então esteja presente no momento presente. Não viva com ansiedades. Não dê mais importâncias às preocupações do que aos fatos. O que não deu para fazer hoje, que seja feito amanhã. O que não foi alcançando nesse mês, o poderá ser no mês seguinte. O que ao longo desse ano não acontecer, não tem problema, no próximo acontecerá ou talvez você terá tempo para descobrir que aquilo não é tão importante assim e que o que realmente importa você já possui. Um dia de cada vez. Esse é o segredo.

(Texto de @Amilton.Jnior)