"Se definir é se limitar"

Hoje quero permitir que Machado de Assis fale com você: “Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias, sucessos, sentimentos e pensamentos. Se definir é se limitar. Você é um eterno parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar”.

Eu acho que nem precisaria dizer mais nada. O autor foi tão categórico e certeiro em seu discurso que essas poucas palavras já são o bastante para nos levar a reflexões profundas. Mas vamos lá. Vamos compartilhar um pouquinho do que é que subiu às nossas mentes? Fique à vontade para dizer quais foram as suas impressões, talvez tenhamos visões contrárias e é sempre bom conhecer um ponto de vista diferente.

O fato é que muitos nos definem sem nos conhecerem. O que as pessoas que estão ao nosso redor conhecem sobre nós, é apenas o que permitimos que elas conheçam, mas não é a grande verdade, não é a plenitude de quem somos, do que almejamos, do que podemos alcançar e conquistar nesse mundo. É apenas um lado que não temos medo de esconder. O problema é que em muitos momentos acreditamos nessas definições, damos razão a elas, mesmo sendo os únicos capazes de nos conhecermos de verdade. Somos definidos por características únicas, enquanto temos dentro de nós múltiplas, talvez infinitas, possibilidades de sermos quem somos.

E eu acho que foi isso que Machado de Assis quis nos dizer ao enumerar o emaranhado de coisas que somos, o emaranhado de aspectos que nos formam, que nos desenham, que nos permitem existir. Quantas histórias, quantos sonhos, quantas experiências! Quantos gostos, quantas preferências, quantas emoções. Não somos apenas medo ou dor. Somos também alegria e prazer. Somos aquilo que o mundo não conhece. Somos o nosso próprio universo. Somos o que somente nós podemos ser.

Portanto não se deixe definir por quem não o conhece como você se conhece. Quem tem acesso ilimitado às suas próprias aspirações? Quem pode dizer com certeza e convicção quais são os seus pensamentos se não apenas você? Então não ligue para as definições equivocadas. Quando tentarem encaixá-lo em caixinhas tão apertadas lembre-se de que eles não sabem de nada, não podem nada, que apenas você é digno e possui o direito de se definir e viver a partir da própria definição.

(Texto de @Amilton.Jnior)