O AUTOCONHECIMENTO E A SUA FINALIDADE

AUTOCONHECIMENTO E FINALIDADE

O autoconhecimento é o caminho para a realização de quem somos, da descoberta de nossa essência, do que verdadeiramente nos importa e nos reconstitui, de nossa espiritualidade e de nosso ser mais autêntico. A sua teleologia é, evidentemente, o nosso crescimento em todos os níveis possíveis, desde o progresso intelectual, passando pelo desenvolvimento na esfera emocional, até, enfim, o florescimento espiritual de nosso ser. Esse processo é, na verdade, sempre individual; às vezes, requer que façamos uma travessia nas noites escuras da alma, imergindo nas águas turvas da dor e, em seguida, emergindo no alívio de saber que vencemos as nossas maiores aflições. Esse é também um grande despertar que nasce do conhecimento insuperável da experiência da vida e de uma sabedoria adquirida de nossas angústias, sofrimentos, paixões, êxtases, conquistas e relações interpessoais.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 17/10/2021
Reeditado em 31/10/2021
Código do texto: T7365596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.