A FORÇA DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS

Os significados expressos pelas palavras têm certamente a força de elevar uma alma nas alturas da inspiração, do fascínio, da admiração e do amor; mas também, elas podem gerar a desolação no coração de uma existência fragilizada. A sua força, quando bem direcionada e de forma responsável, cintila no íntimo daqueles que sabem escutar o seu poder redentor, seja através da paixão por uma boa leitura, seja mediante o prazer gerado por uma boa conversa onde a confiança esteja presente. De fato, as palavras pronunciadas com toda a força da alma, podem irradiar o fogo transformador da inteligência e da sabedoria. Aliás, quando lemos um livro, não estaríamos em constante comunhão e diálogo com as ideias de um autor, interagindo com a sua obra através de nossa imaginação e fantasia? E quando conversamos com um amigo, por exemplo: não estaríamos num exercício profundo de leitura de seu ser e nos atentando para o que ele diz de mais marcante? De qualquer forma, são as palavras as grandes responsáveis por operar grandes transformações numa vida humana, produzindo cura no mais profundo da alma, e abrindo veredas de boas perspectivas de vida. Quem aposta nas palavras como um estilo de vida, seja vivendo do aconselhamento psicoterapêutico, seja na vida pastoral, seja ainda como um meio de produzir arte e ciência a fim de abarcar um determinado público, encontrou um bom motivo para existir nesse mundo onde somos desafiados constantemente pelos dilemas da vida.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 24/09/2021
Reeditado em 21/08/2022
Código do texto: T7349831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.