Falsas desculpas

Muito se sem visto ultimamente, nestes tempos de alto índice de hipocrisia generalizada, pessoas que dizem algo muito ofensivo, depois, forçados a uma retratação antes de sofrerem consequências, pedem desculpas publicamente, sem, contudo, efetivamente fazê-lo. Explico. Assim costumam dizer: "Peço desculpas a todas as pessoas que eventualmente se sentiram ofendidas pelas minhas palavras". Ora, pois. Esses termos, frequentemente os mais comuns que temos ouvido, não são desculpas sinceras. Aliás, não são desculpas. Já trazem em seu conteúdo a irritante premissa de que não houve ofensa, mas, tão-só, pessoas que se sentiram ofendidas. É subliminar e indecente a premissa de que as vítimas é que tiveram a responsabilidade pela própria ofensa, já que o ofensor, de forma arrogante, não admite inteiramente ter causado o problema. Está na verdade se eximindo de qualquer responsabilidade, na medida em que a posiciona como efeito de uma sensibilidade "descalibrada" do próprio destinatário da ofensa. Ou seja, tal qual o molestador que culpa a vestimenta da vítima por seu comportamento criminoso, aquele que ofende e depois pede desculpas "a quem se sentiu ofendido", na verdade está agravando sua conduta inicial. Se antes foi ofensivo, depois das falsas desculpas passa a ser ofensor e cara-de-pau.

Weber Palmieri
Enviado por Weber Palmieri em 21/09/2021
Código do texto: T7347614
Classificação de conteúdo: seguro