Perspectivas

Quanto mais um avião sobe, menor ele parece aos nossos olhos. Por mais que conheçamos o seu real e grandioso tamanho, mesmo assim, quanto mais ele se distancia do solo e adentra a atmosfera, menor ele parece ser. Isso porque não conseguimos acompanhá-lo. Não temos a capacidade de fazer o que ele está fazendo. Não sabemos nem podemos voar como ele voa para, então, nunca termos a percepção de que ele está diminuindo. Mas e quanto a quem está dentro do avião? Para ele, o mais alto dos prédios agora não parece ser mais do que um protótipo de maquete, isso porque a sua perspectiva também mudou, agora ele está no alto, no topo, distante do que ficou lá embaixo. Na vida é assim.

“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar”.

Essa frase, do filósofo Friedrich Nietzsche, ajuda-nos a resumir a ideia do parágrafo precedente. Não adianta. Para aqueles que não conseguem se libertar das amarras, que não são capazes de bater as próprias asas e deixar de se prenderem ao chão, pareceremos loucos quando, enfim, alcançarmos a nossa libertação e nos entregarmos completamente às possibilidades de uma vida maravilhosa. Pare eles, iludidos na aparente segurança de suas prisões, estamos ludibriados, ensandecidos, perdemos o juízo! Mas enquanto eles pensam isso tudo e tentam, de alguma maneira, bloquear o nosso voo, nós estamos distantes, soltos, sendo levados pelo vento, sentindo-nos leves porque finalmente alcançamos a liberdade de viver uma vida e escrever uma história realmente nossas. Não podemos culpá-los por projetarem seus medos e ansiedades sobre nós. No fundo eles também gostariam de voar, afastarem-se de uma condição que os incapacita, que os faz pensar que são pequenos e indefesos demais. Resta-nos continuarmos o nosso arrebatamento para que, um dia, eles se sintam inspirados e façam como nós: libertem-se das correntes, fujam das cadeias e conquistem o seu próprio mundo.

E esse voo pode ter o significado que você quiser. Pode ser a realização do sonho que você tiver. Pode ser a vivência de uma vontade, de um desejo, de um projeto que há muito vinha sendo arquitetado, pensado. Para cada um de nós o voo terá um significado diferente. O comum a todos é que seremos desafiados por aqueles que nos enxergarão como pequenos porque não puderam sair de suas perspectivas limitantes. O medo deles é compreensível, mas não pode ser significativo. Não se deixe levar por inseguranças que não dizem respeito ao seu potencial, à sua força, mas que se resumem apenas àqueles que as sentem. Abra as asas. Permita-se a sentir a leveza que pode ser a vida!

(Texto de @Amilton.Jnior)