Quem somos e o que buscamos?

Deveria ser tão fácil nos definir, explicar quem somos. Só que não é. Sempre que tentamos, as respostas não parecem certas quanto pensávamos. Quanto mais tentativas, mais vagas são as respostas.

Se não nos conhecemos, como afirmarmos com tanta veracidade sobre quem é o outro? Como travamos intermináveis julgamentos sobre o que é certo e errado na vida dos outros? É mais fácil conhecer o outro do que a nós mesmos?

Voltar os olhos para o próprio interior e buscar verdades é tarefa bem mais difícil do que parece. Ao fazer essa introspecção, estamos assumindo que temos falhas e defeitos. O risco de achar erros demais, nos amedronta e nos faz recuar desse autoconhecimento.

O caminho que quase sempre escolhemos seguir, é o mais seguro. O que podemos controlar e moldar à nossa maneira. Decidimos que esse caminho é correto e outros são meros devaneios da mente. E assim, seguimos com a mente tranquila sem ter nos esforçados.

O que buscamos e quais metas almejamos? Fácil responder essas perguntas. Desde pesquenos somos estimulados a fazer planos, a desejar coisas, a realizar feitos. O cérebro é automático em fazer planos. Somos condicionados a sonhar. Queremos tantas coisas ao mesmo tempo, que é difícil organizar os pensamentos em prioridades.

Desejamos coisas simples, difíceis e até impossíveis de acontecer. É natural. Organizar nossas metas também deveria ser. Claro, para algumas pessoas isso é bem mais fácil. No entanto, uma grande maioria se perde no que quer, e acaba não alcançado nada.

Quando não sabemos quais passos vamos dá, os caminhos se tornam labirintos. Em qualquer direção que decidimos seguir, nos perdemos em meio ao caos que formamos. Chegará em um ponto, que vamos desisti, pois ao nossos olhos nada dá certo e nenhum caminho é a solução.

Devemos parar para analisar tudo o que fizemos e tentar achar o erro. Um dos pontos principais para chegar onde almejamos é a organização e a autorreflexão. Temos que eleger o que são prioridades e quais metas eu tenho capacidade de realizar em determinado momento. Portanto, poderá ter foco no objetivo em questão e mais chances de realizá-lo.

Denilson Sthan
Enviado por Denilson Sthan em 29/07/2021
Código do texto: T7310051
Classificação de conteúdo: seguro