Que a nossa vida nos impressione

Muitos de nós sentem medo ao pensarem sobre a própria vida, ao cogitarem a corajosa ideia de se arriscarem a uma história de conquistas e tantas realizações. Sentem medo de fracassar. Sentem medo de não conseguirem fazer com que as coisas saiam exatamente como gostariam. Mas esse medo não é necessariamente pelo que vão sentir quando notarem que algo esperado não aconteceu, esse medo em muitas vezes é voltado ao que as pessoas vão achar. “O que vão dizer do meu erro?”. Quando não é medo por um fracasso que pode ser superado, sentem medo pelas opiniões que são dispensadas. “Eles não acreditam no meu potencial. Não conseguem ver sentido na minha própria história”. É nesse momento que precisamos parar e refletir sobre o que estamos fazendo do nosso direito de existir. Estamos sendo nós mesmos ou será que não passamos de cópias de alguém, de algum pensamento, de alguma imagem concebida antes mesmo de existirmos? Além disso, a história da nossa vida não deve impressionar uma plateia sempre tão insatisfeita, difícil de agradar, difícil de surpreender. A história da nossa vida deve ser boa o bastante para impressionar a nós mesmos. Para que nos alegremos por aquilo que escrevemos, que vivemos. A história da nossa vida deve apresentar a nós mesmos como personagens principais, como a chave de tudo aquilo que foi apresentado. E daí que duvidaram? Fomos lá e provamos que era possível. E daí que não encontraram sentido? Nós encontramos e o vivemos com grande felicidade. É isso o que importa. Que a nossa vida nos impressione!

Pense nisso sempre que se encontrar em algum momento de importante decisão, de obrigatória escolha. Não ouça as vozes externas. Elas falam muito e quase sempre estão enganadas porque não conhecem o nosso interior, não sabem o que existe em nosso peito, não conseguem entrar em contato com as indagações, com as aspirações, com as vontades do nosso coração. Falam sem saber do que falam. Mas nós temos o privilégio de entrarmos em contato com o nosso íntimo enquanto silenciamos o resto do mundo. Eles podem desacreditar. Mas serão eles que viverão a sua história por você? Por acaso eles conquistarão a felicidade em seu nome e a colocarão no seu colo para que você simplesmente a sinta? É claro que não. Somos responsáveis pelos caminhos que queremos trilhar. Então não se intimide, jamais. Lembre-se sempre de que um dia a sua história será reapresentada, que você possa ter a liberdade de aplaudi-la com honestidade! E mesmo que fracasse em algum projeto, em algum sonho, em algum passo. Não desista. Limpe e poeira e siga em frente. Todos fracassaremos em algum momento. Mas na verdade, o real fracasso é a desistência, é quando desistimos da nossa vida, é quando não temos a capacidade de aprender com os atos equivocados para que os próximos sejam os mais firmes e assertivos possíveis. A vida é isso. Ela é feita de momentos. Acertos e erros. Alcança sucesso quem passa por tudo isso sempre disposto a aprender e a se fortalecer!

(Texto de @Amilton.Jnior)