O que você tem a oferecer?

Em alguns momentos da nossa vida, depois de sermos magoados por alguém ou por não demonstrarem o menor pingo de gratidão por nós, somos indagados sobre como conseguimos continuar tratando bem a quem nos entristece e ataca de diferentes maneiras. E essa indagação é feita até por nós mesmos. Tentamos compreender como conseguimos ser tão bons com quem nitidamente não valoriza. Mas cada um tem uma essência. Cada tem uma natureza. Com isso, cada um tem algo apenas seu a oferecer. É como uma história oriental de um monge que salvou um escorpião e, ao levá-lo em segurança, acabou sendo picado. Questionaram a ele se havia valido a pena e sua resposta não poderia ter sido mais profunda: “a natureza do escorpião é picar, a minha é salvar” (História encontrada no livro A Sabedoria da Transformação, de Monja Coen).

E, então, qual é a sua natureza? O que você tem a oferecer às pessoas? Quando olhamos para a vida dessa forma, através desse pensamento, por um ângulo tão diferente do que estamos habituados, finalmente compreendemos como é possível que existam pessoas tão puras ao ponto de não perceberem, ou ignorarem, a ingratidão presente nos outros. Entendemos que essa é a natureza daquele que é tão desvalorizado e desprezado enquanto que a natureza dos demais é egoísta e cruel.

O que você tem oferecido ao universo? E quando digo universo é no sentido mais amplo possível. O que você tem lançado ao mundo? Às pessoas, às plantas, aos animais e até mesmo às coisas inanimadas? Você olha para o seu óculos e vê apenas um óculos ou é capaz de enxergar além de um simples óculos e contemplar todo o processo que o levou a ser, incluindo desde aqueles que o inventaram até aqueles que o entregaram em suas mãos e compreendendo que tudo está interligado? Como tem sido a sua passagem por essa experiência? Consegue sentir e demonstrar gratidão pelas experiências ou passa por cada dia como se apenas estivesse cumprindo com mais uma obrigação? A vida acontece a partir do que carregamos dentro de nós. Se tenho otimismo, a vida é mais colorida; se tenho pessimismo, a vida é mais obscura. Alguém disse que “a vida tem a cor que você pinta”. Arrisco a dizer que a vida devolve aquilo que você emana. Lembre-se do monge que salvou o escorpião. Não importa o que as pessoas lhe façam, importa o que você devolve a elas, porque aí estará exposta qual é a sua natureza.

(Texto de @Amilton.Jnior)