Mecanismos da Comunicação: O comunicar com quem ?

Textos como: “8 dicas para se comunicar bem”, ou “Como perder a timidez e comunicar-se melhor”, estão por toda parte, atraindo, ou buscando atrair desinformados que não sabem que a comunicação é um mecanismo de várias embreagens.

Bilinguismo, trilinguismo, linguagem do amor... Que tipos de linguagem o ser humano carrega? Todos os dias as sociedades bombardeiam umas às outras com teorias, o que é melhor, o que faz melhor, e ganha quem se comunica melhor, e quem convence mais, mas o que é comunicar e que embreagens são essas?

Em uma definição literal: verbo transitivo direto e transitivo indireto que indica o ato de se transmitir informação, dar conhecimento de; fazer saber, participar: comunicar eventos futuros e etc.

Vejamos: Se você aprende uma nova língua e não conhece nada da cultura dos falantes daquela língua, certamente não será um fluente, porque hoje exige-se muito mais um biculturalismo do que um bilinguismo, precisa-se conhecer o social da língua, por isso um não anda sem o outro.

Você deve estar se perguntando como então dominar uma linguagem? Grupos com códigos secretos, expressões corporais, hieróglifos, códigos, ditos isolados, significados individuais, e etc. São mecanismos de mensagem e oras o que seria então a comunicação se não o entendimento de um conjunto de linguagens?

A comunicação sempre se ressignifica e esse processo de regularidade nesse ciclo de significância faz com que a língua permaneça viva, falantes vivem e a comunicação se adapta ao meio, ano, estado, sexo, grupo social, grupo regional, sintaxe, fonética e qualquer outro paradoxo que apareça no meio do caminho.

Saber falar um idioma mesmo que você já "nasça" sabendo falar, não é o suficiente para uma comunicação e cada sociedade tem a sua forma, seus ditos e suas culturas.

Por isso, há países que falam as mesmas línguas e ao mesmo tempo possuem culturas vastamente distintas.

O que acontece com um país como o nosso, Brasil, que é um caldeirão cultural, cada região com sua cultura, cada estado com outra, cada cidade com uma e cada grupo populacional e cultural com mais uma outra.