Sua dor é real

Vivemos num mundo em que a felicidade é hipervalorizada. Todos querem estar bem o tempo todo. Aliás, muitos querem estar melhores do que os outros. A vida parece uma verdadeira competição. As redes sociais nos mostram isso: ninguém aparenta estar em sofrimento, todos procuram pelo melhor ângulo para exibirem o quanto a vida é benevolente para com eles. Mas isso é ilusão. Na Internet corremos um grande risco de misturar a vida real com a vida ideal. A vida real é a que temos, com derrotas e fracassos, com dores e angústias, mas também com motivos para sorrir e se alegrar, com razões para festejar e comemorar. A vida ideal, que não existe, é aquela em que só existe paz e harmonia, equilíbrio e tranquilidade, sucesso e riqueza.

E, então, incomodados por alguma dor, experienciando algum sofrimento causado por infortúnios da vida, pensamos que há algo errado conosco. Tentamos esconder nosso desprazer de nós mesmos, acreditar em algo que não é real, desviar o foco e não acolher aquele sentimento tão desagradável, indesejável, que gostaríamos que desaparecesse. Tentamos, também, esconder do restante do mundo. O que falarão de nós? Pensarão que somos uns fracos, uns coitados que nunca vencerão na vida. Esquecemos que a dor faz parte de qualquer ser vivente, seja ela física, seja ela emocional, a dor faz parte da existência. O que não faz sentido é a constante felicidade que alguns exibem, como se nunca passassem por sequer um segundo de ansiedade, de insegurança, de temor.

Precisamos acolher nossa dor. Encará-la nos olhos. Entender as suas razões. Buscar saber o que poderia aliviá-la. Ao invés de fugir das nossas próprias manifestações, precisamos abraçá-las, colocá-las em nosso colo e acreditar fielmente que, embora tudo esteja caótico, tudo ficará bem. É normal sentir vontade de chorar, de correr, de fugir. É normal reconhecer que estamos em sofrimento, porque ele existe, não é invenção da nossa cabeça. Anormal é aumentar esse sofrimento tentando evitá-lo. Quanto mais adiamos prestar atenção nele, mais ele demorará a passar e maior ficará.

Apesar desse fato, apesar do sofrimento fazer parte, ele não é a única experiência pela qual passaremos. Tudo passa. A dor passa. Termina. Dá lugar ao refrigério das boas travessias que também teremos a viver. Somos, também, dignos de boas sensações, de grandes vitórias, de subir no pódio e erguer o troféu recebendo os aplausos de uma plateia que sempre torceu por nós. E tudo isso é possível. Apenas entenda o propósito da dor, compreenda o sentido do prazer. Tudo isso faz parte da vida e tem muito a nos agregar. Não fuja de nada disso. Acolha as experiências. Elas passam...

(Texto de @Amilton.Jnior)