Feliz 2021!

Foi um ano difícil. Não havia outra forma de começar se não dizendo que esse ano que passamos foi complexo em muitos pontos. Vivemos coisas que nunca pensamos, passamos por experiências que nunca desejamos e para as quais não estávamos preparados seja no contexto que for. Percebemos o quanto a humanidade é vulnerável aos infortúnios da natureza e aos próprios sentimentos. 2020 ficará para a história como um ano repleto de dificuldades, mas qual aprendizado não evoca desafios aparentemente impossíveis de se realizar? Mas vejamos só. Chegamos até aqui. Talvez não como gostaríamos, mas o que importa é que estamos aqui, ansiosos por um novo ano que nos traga grandes conquistas, um pouco de refrigério para os muitos dias nos quais fomos oprimidos.

É nosso dever levar para 2021 as muitas lições que recebemos, mas a maior delas que não podemos ignorar, na minha opinião, é a de que estamos todos interligados, nossas ações podem afetar o outro diretamente, podem interferir em sua liberdade e em seu direito de viver. Fomos instruídos a diversas formas de cuidado, não apenas para com a nossa saúde, mas também para com o bem estar do outro. Levemos isso para todos os aspectos de nossas vidas. Palavras que usamos, ações que praticamos, olhares que dirigimos. Tudo isso pode afetar alguém de diferentes formas e intensidade. Nem sempre temos a intenção, mas podemos machucar gravemente as pessoas. Estamos interligados. É importante nunca perdermos isso de vista.

Que possamos ser mais solidários. O egoísmo, a intolerância, a falta de respeito para com a existência do outro não nos garante nenhuma vantagem. O vírus afetou a todos. Ricos ou pobres. Negros ou brancos. Jovens ou velhos. Não fez distinção de qualquer aspecto que fosse. Estivemos todos suscetíveis a sofrer com os seus efeitos. E estamos todos no mesmo mar, procurando por apenas uma coisa: uma vida feliz. A maneira como vamos remar de pouco importa, o que vale é que jamais desistamos de nadar contra as águas, de investir nossa energia na busca por uma vida de realizações e satisfações. Não precisamos concordar com a maneira como o outro conduz o seu barquinho, mas também não é de nossa alçada fazê-lo enfrentar ondas maiores das que já sobrevém à sua vida. Se não for para ajudar, que nos distanciemos, mas não podemos nos dar o direito de apontar nossos dedos tortuosos querendo julgar as pessoas, não devemos fazer uso de nosso senso equivocado para medir a todas as pessoas na mesma régua, a vida permite variados tamanhos, diferentes formas, e é isso o que a torna interessante, a diversidade de paisagens, o mosaico colorido de várias imagens.

Que em 2021 tenhamos esperança de dias incríveis, mas além de esperar, que possamos cultivar aquilo que queremos. Se quero mais amor, que eu plante amor. Se quero mais respeito, que eu respeite. Não deseje ter o que você não dá. A vida é um grande eco, ela nos devolve aquilo que a ela oferecemos. Se de qualquer jeito lançarmos nossas sementes, não poderemos esperar por colheitas robustas. É a lei natural das coisas.

Sobretudo que o amor não fique nos discursos, que o respeito não fique apenas nas palavras. Que ambos aconteçam incondicionalmente, sem “mas”, sem “porém”. Viva a sua vida do seu jeito, da maneira como você acha que é correta e que o fará feliz, mas permita ao outro o mesmo direito. Deixe-o viver por si mesmo, ser feliz por si mesmo, encontrar seu próprio caminho. Não vamos forçar ao outro os nossos desejos, as nossas visões, aquilo que acreditamos ser o melhor. O melhor para você pode ser o pior para mim e está tudo bem. Cada um terá seu próprio caminho a trilhar e quando aprendermos a respeitar isso, perceberemos que a vida pode ser muito mais bela do que já é!

Que em 2021 apenas um vírus nos contagie e que não nos obrigue a utilizar máscaras ou pensar em vacinas. Que a gentileza gere uma grande pandemia, que as pessoas se ajudem, olhem-se com fraternidade, que consigam enxergar no outro um pouco da humanidade que nelas também existe. Que a gentileza nos faça melhores, mais inteligentes, mais equilibrados. Que a gentileza nos ensine que o melhor da vida é viver sem neuras, ódios e preconceitos.

Um 2021 de realizações, conquistas e recomeços!

(Texto de @Amilton.Jnior)