A Vida é Incrível

A vida é maravilhosa. Sim, a vida é uma dádiva irrecusável, um presente inestimável, uma oportunidade única de crescimento, de amadurecimento, de enriquecimento! A vida pode ser difícil em alguns momentos, pode ser dura em tantas horas, pode nos decepcionar em algumas situações ou aplicar desafios que parecem invencíveis, obstáculos intransponíveis, mas mesmo essas coisas, mesmo as dificuldades que se apresentam ao nosso caminho, tornam a vida bela e especial. Com a tristeza, valorizamos a alegria. Com a derrota, aprendemos a estimar a vitória. Com o não, entendemos que o sim não é a única resposta e tudo bem não termos tudo o que queremos nem atendermos a tudo o que nos pedem. Com o fim passamos a nos importar com o começo de cada amanhecer. A vida é maravilhosa para aqueles que sabem viver.

É através dela que nos realizamos. É por ela que dançamos, que sorrimos, que nos apaixonamos, que choramos, que vencemos, que amamos, que evoluímos. É com a vida que enxergamos o belo, contemplamos o esplêndido e nos encantamos com o indescritível. A vida pode ser grande desde que nós tenhamos uma mente grande. Não adianta querer uma vida incrível sonhando pequeno, ousando quase nada, caminhando para trás. Viver é arriscar-se. É arriscar-se a uma história valiosa.

Uma história que terá suas dores, seus enfados, seus tormentos, suas impossibilidades, suas frustrações, seus desesperos. Uma história que será deliciosamente desafiadora. Sim, deliciosamente! O que seríamos sem nossas provações? Como aprenderíamos a nos levantar sem os nossos tombos? Como poderíamos provar do doce sabor das boas realizações sem antes experimentar do amargo gosto das indesejáveis experiências? Indesejáveis, mas necessárias. Necessárias ao nosso amadurecimento.

A vida é sim preciosa. Depois de tormentas, ela traz a bonança. Depois de correrias, ela nos oferta a tranquilidade. E tudo isso serve para nos enriquecer. Não no sentido de nos tornarmos milionários, donos de propriedades luxuosas e cobiçadas, mas no sentido de sermos grandes o bastante para que nossa sombra refresque a tantos quantos passarem ao nosso lado. É através das dolorosas ou satisfatórias vivências que nos tornamos sábios, que adquirimos bagagem, que desenvolvemos em nós a condição para que possamos compartilhar com os outros o quanto a vida é singular. Não diremos como devem caminhar, cada um tem o seu caminho, cada um terá a sua maneira de caminhar. Mas convenceremos o quanto é importante e gratificante para o homem e para a mulher encontrar o seu verdadeiro eu através de uma vida plena e seguramente vivida. Podemos ser grandes. Podemos passar por uma vida ainda maior. Mas precisamos pensar nela dessa maneira. Devemos jogar fora nosso pensamento minúsculo de que viver bem é viver sem sofrimento. Viver bem é achar no sofrimento um motivo para sorrir.

(Texto de @Amilton.Jnior)